DIARIO POLíTICO » Moradia e crédito

por Rhaldney Santos
r.santos@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 21/10/2020 03:00

Está nos guias eleitorais. Os candidatos a prefeito do Recife começam a disputar a paternidade das ideias e propostas mais populares. Outro dia destaquei na coluna que o mote apresentado inicialmente pela Frente Popular, prometendo distribuição de títulos de posse dos terrenos dos imóveis em áreas invadidas, além do crédito em dinheiro para comerciantes, tinha forte apelo e deveria garantir aderência e intenção de voto. Os assuntos moradia e crédito financeiro estão no centro da atenção de qualquer família. O primeiro é a realização de um sonho, e o segundo é uma necessidade comum a quase todos. Parece que os coordenadores das demais campanhas também perceberam a importância de falar o que o povo está desejando e quer ouvir. Agora pelo menos três ou quatro candidatos estão prometendo as mesmas coisas nos programas eleitorais, moradia e crédito.   
 
Banquinho
Marília Arraes (PT) segue o exemplo do ex-governador Eduardo Campos: está usando um banquinho para falar em eventos em comunidades da cidade, com o coração vermelho, símbolo da sua campanha.
 
Homenagem
O Caxangá Ágape realiza hoje jantar em homenagem ao ex-governador e ex-ministro Mendonça Filho (DEM), atual candidato a prefeito do Recife. Na ocasião, a deputada estadual Priscila Krause (DEM), vice na chapa majoritária, vai receber o título de cidadã agapeana. O evento está marcado para às 19h30 no Restaurante Alphaiate, em Boa Viagem.
 
Propostas
Cláudia Ribeiro, candidata do PSTU, defende que todo o serviço de saúde do Recife seja estatizado e que os motoristas de aplicativos sejam incluídos formalmente pelas empresas no mercado de trabalho.

Apoiadores
O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) e o deputado federal André Ferreira (PSC) estão entre os parlamentares pernambucanos mais alinhados com o presidente Jair Bolsonaro. Estão presentes em todos os eventos do governo federal no estado, como na entrega de casas populares em São Lourenço da Mata, junto com o ministro Rogério Marinho.

Multas
Pelo menos três prefeituráveis têm feito fortes críticas ao excesso de multas da CTTU, que prometem rever: Coronel Feitosa (PSC), Marco Aurélio (PRTB) e Patrícia Domingos (Podemos).
 
A máscara
O Ministério Público Eleitoral em Pernambuco lançou campanha nas mídias com o título: Pelejando Por Uma Eleição Mais Justa. A ideia é esclarecer dúvidas de eleitores, solicitar que evitem aglomerações e incentivar o uso da máscara.