Motor para o desenvolvimento No terceiro capítulo da série de reportagens sobre os planos dos candidatos a prefeito do Recife, chegou a hora de conhecer os projetos voltados para a área de infraestrutura

Thayse Lira
Especial para o Diario
politica@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 31/10/2020 03:00

A duas semanas das eleições, o Diario continua a série de reportagens com os planos dos candidatos para temas de interesse da população, sempre com base nos programas de governo dos postulantes. Este é o terceiro capítulo, e nele será abordado o tema infraestrutura, que consiste em um conjunto de elementos estruturais. São quatro áreas que influenciam no deslocamento de pessoas e mercadorias, e que dão auxílio no processo produtivo local, resultando em crescimento econômico, que são os serviços de saneamento, transporte, energia e telecomunicação – todos contribuindo para o progresso e evolução de um determinado local.

Qualificando a infraestrutura, melhora imediatamente as condições para a vida em sociedade, gerando emprego e renda, afinal, a infraestrutura está presente em diversas áreas, sendo relevante para o desenvolvimento das regiões em todos os âmbitos. Com isso, os prefeituráveis apresentaram à nossa equipe de reportagem suas propostas para este cenário.

Carlos (PSL)
De acordo com o programa de governabilidade do candidato, a recuperação de imóveis e de centros urbanos degradados será indispensável. “Recife possui um volume enorme de metros quadrados em condições precárias de uso ou abandonados. Buscar recuperá-los significa corrigir o cenário urbano decadente e ainda minorar o adensamento vertical que está por colapsar os sistemas de tráfego e infraestrutura de água, luz e esgotos”, disse Carlos. “Além de promover um amplo e consistente programa de PPPs para usos mistos habitação, comércio e serviços. Iremos utilizar incentivos fiscais, inovação tecnológica, segurança, paisagismo, entre outros, para estimular a recuperação de ambientes degradados”, pontuou.

Charbel (Novo)
O candidato pelo Partido Novo afirmou à reportagem do Diario que, caso eleito, trabalhará a questão da infraestrutura através de parcerias com a iniciativa privada. A sua proposta é fazer reformas no calçadão de Boa Viagem, parques, teatros, entre outros locais. Ele também ressalta que o saneamento básico será todo feito através de recursos da iniciativa privada. “Vamos buscar empresas que façam a melhoria da infraestrutura através de recursos próprios”, ressaltou Charbel. A quantidade pequena de recursos do município é a justificativa para esta união com parceiros privados. “Ano que vemos recursos serão ainda menores, por conta da pandemia, então a gente precisa ter essa criatividade para buscar recursos”.

Claudia Ribeiro (PSTU)
Em seu plano de governo, a candidata afirma que é preciso mudar a lógica da economia. “Temos que organizar um plano de obras públicas sob controle dos conselhos populares. Devemos lutar para acabar com todas as leis que favorecem banqueiros eempresários com a Lei de Responsabilidade Fiscal e criar a Lei de Responsabilidade Social, que garantam estas obras públicas, impondo oimposto progressivo”, disse. Para a candidata, é necessário que os conselhos populares discutam, organizem e fiscalizem as obras públicas. Segundo ela, o seu projeto de infraestrutura visa garantir saneamento básico, transporte, educação e saúde pagos com impostos de pessoas que possuem as melhores condições financeiras.

Coronel Feitosa (PSC)
O candidato pelo PSC, caso eleito, afirma retomar todas as obras públicas paralisadas e inacabadas, realizando também operações urbanas consorciadas nas obras de infraestrutura urbanas em parceria com a iniciativa privada, organizações não-governamentais e a população. O coronel também destaca suas propostas para o turismo. “Vamos investir em infraestrutura, acessibilidade e sinalização turística, requalificando os equipamentos já existentes”. O candidato também tem em seu plano de governo a requalificação do calçadão da Avenida Boa Viagem, dos quiosques, barracas e banheiros. Para Feitosa, é primordial promover o controle e prevenção de ocupações e assentamentos informais e ilegais.

João Campos (PSB)
O candidato do PSB pretende fortalecer o papel das universidades no enfrentamento aos desafios urbanos, estimulando os estudantes a prepararem projetos capazes de contribuir para questões como o esgotamento sanitário. Também com foco nas necessidades básicas de infraestrutura, João Campos promete restaurar 1.000 escadarias e construir 500 corrimãos nos próximos 4 anos, além de iluminar com LED todas as escadarias do Recife. Já no transporte público, caso eleito, ele promete um exercício da presença da prefeitura no consórcio metropolitano. Segundo ele, vai ser criada uma área para cuidar especificamente da mobilidade humana: pedestres, ciclistas e passageiros de transporte serão prioridade.

Marco Aurélio (PRTB)
O candidato do PRTB terá como uma de suas prioridades os morros da cidade. “Nesses locais, vamos realizar uma verdadeira transformação. Teremos água na torneira, segurança e principalmente colocar um fim nas tragédias por causa de deslizamento”, garantiu o candidato. Entre as propostas do seu plano de governo, Marco também afirma que será prioridade a revitalização e manutenção de parques, praças e áreas de uso comum. “Vamos realizar um amplo estudo com a participação de profissionais tecnicamente qualificados e da sociedade civil, para que possamos solucionar os principais gargalos da infraestrutura da cidade como todo, fomentando o crescimento e desenvolvimento sustentável para o município”.

Marília Arraes (PT)
Segundo a candidata do Partido dos Trabalhadores, o seu plano de governo tem como prioridade o combate às desigualdades. “Faremos parcerias diversas comas universidades, com a iniciativa privada e vamos em busca dos recursos dentro e fora do Brasil para a garantir as obras de habitação que precisamos tocar para mudar a vida da população que hoje vive nas palafitas e daquelas pessoas que moram nos mais de nove mil pontos de riscos nos morros da cidade”, disse a petista. Além das habitações, a candidata afirma que irá fazer as obras de encostas, muros de arrimo, escadaria, drenagem (micro e macro) e todo um conjunto de ações de urbanização nestas e em outras áreas da cidade.

Mendonça Filho (DEM)
As propostas do candidato para infraestrutura são de reestruturação dos corredores exclusivos (Linha Azul) de ônibus, Triplicação do Trecho da BR-232, na saída/entrada do Recife, Construção do Novo Acesso ao Ibura, Auditoria e busca de nova solução para a obra da ponte Iputinga/Monteiro, entre outras. Para o candidato, será primordial a recuperação da Orla de Boa Viagem, e a construção de Rampas de Acessibilidade em toda a extensão da Praia de Boa Viagem. Mendonça também afirma que “em parceria com o governo federal, iremos desenvolver um projeto de ampliação do metrô”. Mendonça garantiu que a habitação popular para os mais pobres será uma das prioridades.

Patrícia Domingos (Podemos)
De acordo com a candidata, a sua gestão será moderna, eficiente e econômica. Ela garante que cada obra estruturante será concluída e terá por princípio o zelo com o dinheiro público aplicado. Para a delegada, as parcerias público-privadas serão fundamentais neste campo. “Também teremos um controle interno rígido, que vai acabar com a corrupção e os desvios na licitação e execução das obras de infraestrutura”, afirmou. Patrícia também diz que, em parceria com a pasta de Mobilidade Humana, vai criar ciclovias e ciclofaixas que sirvam para quem usa bicicleta como transporte para se locomover dentro da cidade. “Ainda nesse mesmo campo, o transporte coletivo é uma das nossas prioridades.”

Thiago Santos (UP)
O candidato destaca que o Recife precisa de um enfrentamento ao déficit habitacional e às moradias precárias. “Hoje nós temos 71 mil famílias sem moradia, 4.700 pessoas vivendo em barracos. Nós defendemos no ponto de habitação, saneamento, que o solo urbano deva cumprir com a sua função social. Existem áreas em que podem ser construídas moradias, e que a prefeitura precisa atuar para que esses terrenos cumpram com a sua função social”, ressaltou Thiago. Entre suas propostas, o candidato também falou sobre os imóveis privados e imóveis públicos, que segundo ele, não possuem uma função social. “A gente pretende fazer uma política de enfrentamento neste terreno para zerar o déficit habitacional.”