VISITA » "O Recife usa pouco o Rio Capibaribe"

Publicação: 31/10/2020 03:00

O candidato a prefeito do Recife João Campos (PSB) visitou, nesta sexta-feira, o Diario de Pernambuco e falou sobre algumas das suas propostas para a cidade do Recife, caso eleito. Ao ser questionado sobre a sua proposta para o Rio Capibaribe, o deputado federal explicou que, em seu plano de governo, o transporte fluvial será apenas para o turismo, diferentemente do projeto lançado em 2012 pelo seu pai, Eduardo Campos, chamado “Rios da gente”, que planejava tornar o Rio Capibaribe navegável e transportar 335 mil passageiros por mês em um sistema integrado com os ônibus.

“Hoje eu não acredito na navegabilidade como um ponto de transporte de sistema integrado”, disse o candidato, justificando que no passado existiam investimentos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Já nos dias atuais, ele afirma que o maior desafio é a integração. “Quando a pesquisa de origem e destino é feita, avaliando o ponto de partida e de chegada das pessoas, é possível analisar um fluxo que não é muito grande fazendo o uso do rio, e como é uma operação cara, teria que aumentar a tarifa de todo o sistema”, explicou o candidato.

Segundo João Campos, o Recife não vive o rio. “Eu sou apaixonado pelo Capibaribe, mas o Recife usa pouco o rio”, disse o deputado. Segundo ele, é mais viável colocar em prática a criação de transportes com modelos mais simples e que sejam orientados para demandas não integradas, e sim, para o turismo. “Oferecer uma estrutura mais simples por exemplo, em vez de ter barcos de transportes, podemos usar catamarãs menores, algo com cara mais de turismo.”