DIARIO POLíTICO » O tabuleiro

por Rhaldney Santos
r.santos@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 31/10/2020 03:00

A decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco de proibir os atos presenciais de campanha eleitoral em todo o estado, por conta do aumento do número de casos da Covid-19, está longe de ser consenso entre os candidatos. Passei o dia ouvindo alguns e principalmente os que estão na fase de crescimento nas pesquisas e precisam do corpo a corpo junto ao eleitor e presença nas comunidades, estão inconformados. Argumentos defendem que a decisão interfere no jogo e durante a partida em andamento. Escutei de representantes da direita, do centro e da esquerda, que essa mexida no tabuleiro das eleições, favorece quem já está no poder ou tem o apoio da atual gestão. Principalmente para os pequenos partidos e candidaturas que estão, por força da lei, fora do espaço dos guias eleitorais, vai ficar impraticável continuar. Na contra mão dessa decisão, Pernambuco caminha para a liberação de todas as atividades econômicas na próxima terça-feira, dia 3, é o novo normal. Será que a decisão do TRE será mantida na íntegra ou haverá flexibilização?

Imposto
Um dado positivo nos debates da campanha eleitoral: O IPTU do Recife, um dos mais elevados entre todas as capitais do país. Vamos acompanhar o que está sendo prometido pelos candidatos.

O berço
Na sua campanha a prefeito de Olinda, o deputado João Paulo tem usado muito o que realizou no Recife, prometendo repetir as ações na cidade. Onde ele, a propósito, nasceu.

Herdeiro
O médico Marcos Freire Júnior, candidato da Rede à Prefeitura de Olinda, é filho do ex-ministro Marcos Freire, uma das maiores figuras da história política de Pernambuco.

Fiscalização
Os juízes Nildo Nery dos Santos Filho, José Júnior Florentino e Virgínia Gondim em grande atividade à frente da Comissão de Propaganda Eleitoral do Recife. As demandas não param.