ELEIçõES 2020 » Um compromisso em defesa do clima Paulo Câmara assina carta com metas para tratar problemas como redução das emissões de gases e conservação dos recursos naturais

Armando Holanda
especial para o Diario
politica@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 30/10/2020 03:00

A natureza grita, clama, se debate por ajuda. Florestas sendo cruelmente queimadas, rios poluídos, entre outros problemas que assolam a Terra. É buscando soluções para essas problemáticas que 20 governadores do Brasil, incluindo Paulo Câmara (PSB), se uniram virtualmente, ontem, no I Encontro Internacional Governadores pelo Clima, em benefício de uma nação. Os chefes dos executivos estaduais assumiram o compromisso com os tratamentos das problemáticas ambientais. Já oficializaram as assinaturas os governadores do Amapá, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

Durante o encontro, Paulo Câmara reforçou a importância da participação dos estados brasileiros na luta contra as problemáticas ambientais. “Os estados brasileiros compartilham de uma responsabilidade comum para com as próximas gerações: a de garantir um ambiente mais seguro e responsável”, destacou Paulo.

Além dos problemas e danos ambientais, a união entre os governadores tem como finalidade cumprir o Acordo de Paris. Em entrevista ao Diario, o articulador político do Centro Brasil no Clima (CBC), coordenador da realização no Brasil e ex-secretário de Meio Ambiente, Sérgio Xavier, destacou a importância da integralização política dos estados brasileiros. “Esse elo é muito importante para interligar as diversas ações, ideias, forças políticas, conhecimento e ações práticas. Até mesmo porque, além das queimadas que estão fazendo com que o Brasil venha sendo visto com olhos não tão bons, o mundo precisa cumprir o acordo firmado e precisa garantir melhorias para a próxima geração”, destacou.

A redução das emissões de gases de efeito estufa, a criação de empregos sustentáveis e a conservação dos recursos naturais são algumas das diretrizes que guiam a carta.