Antecipando o início da nova gestão O prefeito eleito do Recife, João Campos (PSB), participou, ontem, da primeira reunião de transição com o atual gestor municipal, Geraldo Julio (PSB)

Elizabeth Souza
Especial para o Diario
politica@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 02/12/2020 03:00

O novo prefeito da cidade do Recife, João Campos (PSB), esteve, na tarde de ontem, na sede da Prefeitura do Recife (PCR) para realizar a primeira reunião de transição de governo com o atual gestor municipal, Geraldo Julio (PSB). Durante a conversa inicial foi definido o formato de trabalho para os próximos 30 dias, onde serão feitos levantamentos de ações que estão em curso na atual gestão e quais principais decisões serão adotadas no primeiro trimestre do próximo governo. Também participaram da ocasião o atual vice-prefeito, Luciano Siqueira (PCdoB), e a futura vice-prefeita, Isabela de Roldão (PDT).

Com o adiamento das eleições, devido ao período de pandemia, o prazo de transição, que, habitualmente, é de três meses, será de apenas 30 dias. No primeiro encontro entre os socialistas foram avaliadas prioridades que serão elencadas durante o mês de dezembro e que serão trabalhadas na largada da próxima gestão. De acordo com João Campos, o Crédito Popular do Recife, combate à desigualdade social e projetos estruturantes serão alguns dos pontos prioritários.

“O combate à desigualdade social foi um dos focos enfáticos apresentado durante a campanha, em busca da melhoria da qualidade de vida da nossa cidade. Ter, também, foco permanente na nossa educação e em projetos estruturantes que são relevantes para o Recife”, afirmou. São exemplos desses projetos o Hospital da Criança do Recife, o Parque do Aeroclube, Parque da Tamarineira e triplicação da BR 232.  “São projetos muito grandes que não são concluídos em um único ano, por isso serão trabalhados logo no início do governo para dentro dos próximos quatro anos entrega-los pronto à cidade”, disse o futuro prefeito.

A respeito da formatação nas secretarias municipais, João Campos contou que os nomes dos secretários serão discutidos pela equipe de transição, que avaliará o formato existente, mas adiantou que sua equipe será composta por pessoas que atendam algumas premissas fundamentais. “Primeiro, a capacidade de entrega técnica de qualidade de um serviço a ser feito para a cidade, e a sensibilidade política e social também são muito importantes”, disse. “Então a gente vai ter a oportunidade de, ao longo desses trinta dias, dialogar com a cidade, com os segmentos que estão representados numa gestão para poder fazer a definição dos nomes da equipe que vai poder entregar um grande resultado para os próximos quatro anos e metade dos cargos de liderança de nossa gestão serão ocupados pelas mulheres”, afirmou.

A 30 dias da entrega de bastão, Geraldo Julio disse estar alegre com a iniciativa de João Campos em realizar a reunião de transição logo após o resultado das eleições. “A reunião está sendo feita 36 horas após o resultado divulgado, o que mostra um grande compromisso do prefeito eleito”.