A cobiçada presidência do PSDB em Pernambuco Os nomes da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, e do ex-senador Armando Monteiro são os mais cotados para assumir a sigla no estado a partir de maio

Armando Holanda
Especial para o Diario
politica@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 15/01/2021 03:00

As eleições para prefeito mal acabaram e já tem gente de olho em 2022. Costuras visando o Executivo Estadual já estão sendo feitas. Um bom exemplo que circula nos bastidores é o comando do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Dois nomes são cotados para assumir a sigla em Pernambuco: o do ex-senador Armando Monteiro (sem partido) e o da prefeita reeleita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB). O último, conforme assinalaram fontes próximas, “está visando a eleição de 2022. O foco é o Governo do Estado”.

Antes do nome de Raquel (PSDB) ser ventilado, aliados políticos tentaram fazer com que o pai da prefeita João Lyra Neto (PSDB) assumisse a liderança do partido. Contudo, a presença dele na liderança já foi descartada. Os ventos sopram que o comando na mão de João Lyra seria dado como impossível. “Bruno Araújo (PSDB, atual presidente nacional do partido) não quer João Lyra Neto de jeito nenhum”, vaticinou fonte próxima à direção do partido à reportagem.

“Raquel é uma força muito importante e, assim como eu, muita gente acredita na forma de fazer política dela. Ela não tem muito pra quê isso. Ela diz e faz. O que representa bastante o partido”, engatilhou um parlamentar em off.

Um membro do partido, que preferiu manter a discrição, disse que até mesmo antes de maio - quando a atual presidente estadual, Alessandra Vieira, deixará o comando do partido - o anúncio da nova presidente da sigla deve ser anunciado. “Quando Alessandra terminar seu mandato como presidente da sigla, que será em maio, o nome de Raquel deve ser oficializado. Talvez, até mesmo antes disso”, reforçando que essas costuras possuem ligação com 2022.

Outro nome já ventilado para compor o partido é o do ex-senador Armando Monteiro. Este, em recente entrevista ao Diario, reforçou que existem outros pontos, para além de ter sido partido da sua origem, a serem observados. Além disso, reforçou que a decisão será tomada em consenso com aliados.

“Esse assunto ainda vamos discutir com os amigos dos partidos, também com prefeitos e  parlamentares. Não é uma decisão que eu não tomarei sozinho. É uma especulação. A decisão vamos tomar com muita tranquilidade e momento certo”, declarou em entrevista.

À época do burburinho, a atual presidente estadual do PSDB, Alessandra Vieira, informou, por meio de nota, a boa receptividade que o ex-senador pode ter no partido. “Armando Monteiro Neto é um homem público de vida limpa e que muito já fez pelo Brasil e por Pernambuco e sua filiação honraria muito o PSDB”.

Além de Lyra (PSDB) e de Armando Monteiro, o ex-prefeito de Gravatá Joaquim Neto (PSDB) também pode entrar na briga. Fontes psdbistas tucanas assinalaram à reportagem que: “Ele é um dos possíveis concorrentes caso Raquel não assuma. A briga deve ser grande porque tem o ex-senador para concorrer também”. “Ele (Armando Monteiro) não vai chegar já sentando na janela, não”, disparou outra fonte.

A sigla em Pernambuco


  • 5 prefeitos

  • 55 vereadores

  • 1 deputado estadual

  • Nenhum senador

  • Nehum deputado federal