DIARIO POLíTICO » Cabo eleitoral

por Rhaldney Santos
r.santos@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 15/01/2021 03:00

Em entrevista exclusiva a esta coluna, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros (PP), falou que “até o momento, cerca de 12 deputados dentre os 49 parlamentares da Alepe já testaram positivo para o coronavírus. Mas nenhum desenvolveu a Covid-19 de forma grave. E todos já estão bem e de volta as suas atividades.” Segundo Eriberto, a bancada feminina na Alepe, composta atualmente de 11 deputadas, tem o reconhecimento dos demais colegas como um grupo formado por “mulheres competentes e de muita sensibilidade para diversos temas discutidos na casa.”

Sobre a visita do deputado federal Arthur Lira (PP-AL), que está em campanha para a presidência da Câmara e veio a Pernambuco para encontros com o governador Paulo Câmara (PSB), o prefeito do Recife, João Campos (PSB), além de um grupo de parlamentares federais, o presidente da Alepe afirmou que está trabalhando como “cabo eleitoral, pedindo votos aos deputados amigos, para que possam dar uma oportunidade ao candidato.” Eriberto revela:  “Tenho o sentimento, o palpite, de que Arthur Lira será o próximo presidente da Câmara Federal.”
 
Lado a lado
O prefeito de Olinda, Professor Lupércio (SD), teve a sua primeira agenda presencial ao lado do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), após as eleições. Os gestores fizeram uma visita de inspeção nas obras da nova Escola Técnica Estadual (ETE) em Rio Doce. A expectativa é de início das atividades dentro de 60 dias.

Comunicação
O prefeito de Goiana, Eduardo Honório (PSL), confirmou mais um nome para compor a equipe de seu secretariado. A jornalista Fernanda Pérez é a nova secretária da Comunicação.

Planejamento
O prefeito de Olinda, Professor Lupércio (SD), vem definindo o planejamento para operacionalização da vacina contra a Covid-19. A cidade contará com três centros de atendimento e agendamento por site e aplicativo. Além do quadro de funcionários da Secretaria de Saúde, serão contratados mais 100 profissionais.

Prioridade
O deputado federal Danilo Cabral (PSB) apresentou indicações ao Ministério da Saúde, solicitando que os profissionais da educação e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) sejam incluídos na lista de prioridade do plano nacional de vacinação contra a Covid-19.

Doação
A vereadora Liana Cirne (PT) anunciou a doação da verba do Auxílio-Paletó para quatro grupos de cultura popular, em virtude da situação delicada por causa da pandemia da Covid-19 e da suspensão do carnaval. Os recursos serão destinados à compra de 200 cestas básicas a serem distribuídas entre as agremiações Cruzeiro do Forte, do Cordeiro; Caboclinho Sete Flechas, de Água Fria; Daruê Malungo, da Campina do Barreto, e Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife, do Alto José do Pinho.