DIARIO POLÍTICO » 2022

por Rhaldney Santos
r.santos@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 06/03/2021 03:00

Cotada para disputar a sucessão do governador Paulo Câmara (PSB), a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, vai assumir nesta segunda-feira (8) a presidência estadual do PSDB. Com o partido sob o seu comando, o projeto majoritário da prefeita ganha contornos mais claros. Em sua primeira agenda como presidente, a tucana vai assinar a ficha de filiação do ex-ministro e ex-senador Armando Monteiro, que retorna ao tucanato e poderá ajudar na articulação da candidatura da gestora ao governo do estado, conforme antecipado pela coluna. A posse de Raquel e a filiação de Armando serão realizadas em ato conjunto reservado e seguindo os protocolos de combate à Covid-19. O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, e a atual comandante da sigla no estado, a deputada estadual Alessandra Vieira, também estarão presentes no ato.

Vitória na rota
O prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto (MDB), e seu vice, Edmo Neves (PTB), estão recolocando o município de volta à rota dos investimentos. Nos últimos 15 dias receberam na prefeitura a visita dos deputados federais Wolney Queiroz (PDT), André Ferreira (PSC), Augusto Coutinho (SD) e Eduardo da Fonte (PP). Além dos estaduais Joaquim Lira (PSD), Cleiton Collins (PP) e Gleide Ângelo (PSB). Todos anunciaram parcerias e a vinda de investimentos para o município.

Metalúrgica vem
O protocolo de intenções para a implantação de uma metalúrgica do grupo fluminense MBP no município de Ribeirão foi assinado pelo prefeito Marcello Maranhão, o governador Paulo Câmara e o presidente da companhia, Ronald de Carvalho. Serão criados cerca de 200 novos empregos, fruto do investimento de R$ 70 milhões.

Dobradinha
Os deputados federais Fernando Monteiro (PP) e Felipe Carreras (PSB) receberam, em Brasília, o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua. Na pauta, a necessidade de recursos para a implantação da Necropsia Digital pelo Instituto de Medicina Legam (IML) do Recife.  Os parlamentares se comprometeram em buscar pelos recursos necessários, na ordem de R$ 2,8 milhões, para o atendimento à demanda.

Essenciais I
O deputado estadual Wanderson Florêncio (PSC) participou, junto com profissionais de educação física e representantes de academias de ginásticas, de um protesto para que o trabalho da categoria seja incluído entre os serviços essenciais durante combate à pandemia da Covid-19 no estado.

Essenciais II
Integrante da Bancada Evangélica da Câmara do Recife, o vereador Waldomiro Amorim, Professor Mirinho, esteve na Prefeitura do Recife e no Palácio do Campo das Princesas. Ele integrou a comitiva que protocolou junto aos Executivos municipal e estadual, documento em defesa das igrejas como serviços essencial.