Eriberto de olho em uma vaga de vice ao governo Visto como potencial candidato ao cargo, o presidente da Assembleia Legislativa, Eriberto Medeiros, tem investido em visitas a cidades do interior de Pernambuco

Armando Holanda
Especial para o Diario
politica@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 06/03/2021 03:00

Não são apenas os possíveis candidatos ao cargo de governador que já estão fazendo, mesmo que timidamente, as suas agendas pelo estado. Um potencial candidato a vice-governador, por exemplo, tem chamado atenção e virado assunto nos bastidores da política pernambucana. É o caso do atual presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Eriberto Medeiros (PP), que segue, nos últimos dias, percorrendo cidades do interior e do Grande Recife.
 
Na última semana, por exemplo, Eriberto (PP) cumpriu uma espécie de “maratona” por cidades do interior de Pernambuco. Esteve em Barreiros, Palmares, Sirinhaém e São José da Coroa Grande - em todas, foi recebido pelos respectivos prefeitos. Além disso, visitou cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR), a exemplo de Olinda. Isso, segundo apontam fontes próximas, seria um dos primeiros passos para costuras políticas visando o pódio de 2022.
 
“Essa estratégia dele (Eriberto) de fazer tudo ‘quietinho’, mas não tão quietinho, é uma jogada que precisa ser observada… além disso, a gente sabe que o cargo que ele ocupa na Alepe pode ajudar nessa possível colocação”, observou um aliado que prefere permanecer na reserva. Um correligionário antecipou à reportagem que essa “jogada” para concorrer à vice-governadoria de Pernambuco deve ser feita ao lado do atual secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio (PSB).
 
Inclusive, a ida de Geraldo (PSB) para ocupar um cargo no Executivo estadual foi feita, conforme especulam nos bastidores, com o objetivo de catapultar o seu nome e “não se deixar esfriar”. Sobre uma possível chapa entre o socialista e o progressista, fontes próximas alegam que “isso daria um verdadeiro caldo e abriria espaços para maior participação dos aliados”. Um parlamentar conjecturou: “Inclusive, isso aí dá mais que forças… se olhar direitinho, é uma forma do partido ‘recuperar’ o tempo perdido”, se referindo aos cargos ocupados que, embora tenham arrematado a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, “ainda não é nem metade do que eles queriam”, disparou.

Posicionamento
Procurada pela reportagem, a assessoria do deputado estadual afirmou que “o presidente fica feliz por ser lembrado para o espaço, mas ainda não tem posicionamento sobre essa situação”. A assessoria lembra ainda que, recentemente, o presidente da Alepe concedeu entrevista onde declarou que “ainda está avaliando os cenários, porque podem haver mudanças nas regras eleitorais lá pra outubro e isso pode mudar o desenho da eleição”. Finalizou da seguinte forma: “Mas a definição será tomada pelos partidos, no momento oportuno. Por enquanto, o foco é cuidar do combate à pandemia, vacinação e todo o trabalho institucional da Alepe”.