LEI DE SEGURANÇA » Boulos intimado por "lembrete"

Publicação: 22/04/2021 03:00

A Polícia Federal intimou Guilherme Boulos, coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e ex-candidato do PSol à Presidência da República, a depor em inquérito fundamentado na Lei de Segurança Nacional (LSN). Ele é acusado de ameaçar o presidente  Jair Bolsonaro no Twitter. O depoimento será no próximo dia 29, em São Paulo.

O inquérito foi aberto a pedido do então ministro da Justiça e Segurança Público, André Mendonça. Como argumento para o processo, usou um comentário de Boulos, no Twitter, em resposta ao discurso de Bolsonaro no ato antidemocrático em frente ao Quartel General do Exército, eme Brasília, no dia 20 de abril do ano passado.

No ato, Bolsonaro afirmou que “o pessoal geralmente conspira pra chegar no poder. Eu já estou no poder. Eu já sou o presidente da República”. E completou: “Eu sou realmente a Constituição”. Esta afirmação remetia a uma frase do rei Luís XIV, da França: “O Estado sou eu”.

Em resposta a Bolsonaro, Boulos postou: “Um lembrete para Bolsonaro: a dinastia de Luís XIV terminou na guilhotina”. O mandatário europeu teve o reinado mais longo do continente, tornando-se “O Grande” e o “Rei Sol”. Nascido em 1638, reinou de 1643 a 1715. A guilhotina recaiu sobre Luís XVI, em 1793, na Revolução Francesa.

Boulos, nas redes sociais, confirmou que irá à audiência e classificou o inquérito como “perseguição” do governo Bolsonaro aos críticos.