DIARIO POLÍTICO » Concreta

por Rhaldney Santos
r.santos@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 08/04/2021 03:00

Em entrevista à Rádio Clube AM 720, a deputada estadual Priscila Krause (DEM) citou a construção da União por Pernambuco para ressaltar que “não vê esse movimento se repetir” para a disputa pela sucessão do governador Paulo Câmara (PSB). “Foi quando os opostos se juntaram em nome de um bem maior para o estado”, disse a parlamentar sobre a frente de partidos que reuniu os antigos adversários históricos PMDB e PFL, hoje DEM. E que saiu vitoriosa nas eleições para o Palácio do Campo das Princesas de 1998 e 2002 com o atual senador Jarbas Vasconcelos (MDB). Curiosamente, essa lembrança de Priscila Krause foi feita no meio de uma fala sobre a deputada federal Marília Arraes (PT). “Marília é uma liderança política no estado de Pernambuco concreta”, disse a demista.

Tempo
Ainda na oposição, há quem defenda que a definição do candidato a governador do campo seja acelerada para que não seja “esmigalhado” como no processo eleitoral de 2018. “Acho que até o final do ano tem que estar decidido quem será esse candidato. Se não for dessa forma, vai ficar muito complicado”, afirmou à coluna o também deputado estadual Gustavo Gouveia (DEM).

Desconto
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife aprovou, por unanimidade, com relatoria do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), o Projeto de Lei do Executivo, que institui o Programa Emergencial de Pagamento do IPTU e da TRSD relativo ao exercício fiscal de 2021. De acordo com a matéria, será concedido um desconto de 10% na cobrança dos impostos em parcelas já vencidas ou ainda a vencer neste ano. A reunião do colegiado foi conduzida de forma remota pelo presidente da comissão Samuel Salazar (MDB), líder do Governo na casa. A matéria deverá ser votada em plenário na próxima semana.

Aluguel I
A Câmara dos Deputados aprovou por 402 votos sim e 54 não, urgência para proposta (PL 1.026/2021) para que o índice de correção dos contratos de locação residencial e comercial seja corrigido pelo índice oficial de inflação do país (IPCA) e não pelo IGP-M.

Aluguel II
Ao texto, foi apresentada uma emenda para proibir a desocupação ou remoção forçada coletiva de imóvel privado ou público, urbano ou rural, que sirva de moradia ou que represente área produtiva pelo trabalho individual ou familiar, de autoria dos deputados socialistas Danilo Cabral, Camilo Capiberibe (PSB - PE e AP), Natalia Bonavides  e  Bohn Gass (ambos PT-RS) e Wolney Queiroz (PDT-PE).

Encontro
Em agenda na Região Metropolitana do Recife, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, visitou o presidente estadual do MDB, deputado federal Raul Henry. O encontro teve como pautas principais o fortalecimento da legenda partidária e o futuro de Pernambuco.