CPI vai ouvir ministros e ex-ministros Plano preliminar prevê a convocação do ex-titular da Saúde Eduardo Pazuello, do ex-chanceler Ernesto Araújo e até de Paulo Guedes

Publicação: 20/04/2021 03:00

Senadores já têm um plano de trabalho preliminar para o andamento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19. O documento inclui a convocação de ministros e ex-ministros, incluindo o general Eduardo Pazuello, ex-chefe da pasta da Saúde, o ex-chanceler Ernesto Araújo, o ministro da Economia, Paulo Guedes, além de especialistas como o biólogo Atila Iamarino - que se tornou uma das vozes em defesa das medidas científicas de contenção da pandemia no Brasil.

A minuta começa destacando que "o Governo Federal sistematicamente deixou de seguir as orientações científicas de autoridades sanitárias de caráter mundial, incluindo a Organização Mundial de saúde, tendo o Presidente da República inclusive demitido dois Ministros da Saúde por não compartilharem de suas crenças na condução de políticas públicas de saúde". O que revela o tom que os trabalhos devem seguir.

Em outro trecho, a minuta destaca que o governo trabalhou para impedir que governadores e prefeitos tomassem medidas para diminuir o ritmo de contaminação do coronavírus. O documento ainda será debatido e votado por parlamentares. As convocações e convites dos citados, como investigados ou como testemunhas, por sua vez, devem ser votadas uma a uma ou em blocos, segundo acordos do plenário.

Funcionamento
O texto prevê um funcionamento híbrido da comissão, com audiências públicas e oitivas de "testemunhas convocadas na qualidade de informantes", 100% remotas, e nos casos de acareação e de depoimentos de testemunhas que prestem compromisso, semipresencial.

O documento prevê requisição de informações sobre como o Ministério da Saúde agiu no combate ao vírus, e cita como testemunhas a serem ouvidas: o ex-ministro da pasta, Pazuello, e o atual, Marcelo Queiroga, além dos secretários do órgão, Antonio Elcio Franco, Mayra Pinheiro, Airton Cascavel e outros.

Nas audiências públicas, a minuta elenca o doutor em virologia Átila Iamarino, Miguel Nicolelis da Duke University, Margareth Dalcolmo, da Fiocruz), e o professor Tiago Cavalcanti, da Cambridge University. Está previsto convite para representantes da Organização Mundial da Saúde e da Sociedade Brasileira de Imunologia, além dos médicos Ludhmila Hajjar, David Uip e Roberto Kalil Filho. Laboratórios são citados para esclarecer o atraso na vacinação. (Ingrid Soares, do Correio Braziliense)
 
Auxílio

Membros da CPI também pretendem averiguar se o auxílio emergencial foi suficiente. Entre os convocados para prestar esclarecimento, a minuta cita o ministro da Economia, Paulo Guedes; o secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal; a secretária nacional do Cadastro Único, Nilza Emy; e o deputado Daniel Freitas, que foi relator da PEC do Auxílio Emergencial na Câmara. Ernesto Araújo é citado no trecho que elenca a necessidade de investigação da atuação do governo em âmbito internacional. ATambém são citados Otávio Brandelli, embaixador e secretário-geral do Itamaraty, e o almirante Flávio Rocha, secretário especial da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência.