Quadro de Bruno Covas é irreversível Internado desde o início do mês, prefeito de São Paulo está sendo mantido na UTI à base de sedativos, de acordo com boletim desta sexta-feira

Publicação: 15/05/2021 03:00

A equipe que trata o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), informou na noite desta sexta-feira que o quadro de saúde do político é “irreversível”. De acordo com o boletim médico, ele está sendo mantido na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) à base de sedativos. Familiares acompanham o prefeito no hospital. Covas trata um câncer que começou na cárdia (a transição entre o fígado e o esôfago), sofreu metástase e se espalhou por outras partes do corpo. Ele chegou a exercer o segundo mandato, ao ser reeleito no ano passado.
 
Já em tratamento, o prefeito chegou a despachar do hospital, mas logo se afastou para cuidar da saúde e deu lugar ao vice, Ricardo Nunes (MDB). Nesta semana, o político tinha dado início a uma imunoterapia. Esse tipo de tratamento foi adotado pela equipe médica para tentar estimular o sistema imunológico de Covas a combater o câncer.
 
Covas descobriu o câncer em outubro de 2019. À época, ele fazia exames para investigar o surgimento de uma trombose, mas os procedimentos apontaram a existência de três tumores — um no fígado, um na cárdia e outro nos gânglios linfáticos. Os médicos atacaram a doença com os tratamentos de imunoterapia e quimioterapia, e dois dos três ferimentos chegaram a desaparecer.
 
Em fevereiro deste ano, a equipe médica de Covas identificou um novo tumor no fígado, e o prefeito retornou à quimioterapia. Ao longo dessa nova etapa do tratamento, foi constatado que o prefeito tem cinco tumores no fígado, um na estrutura da bacia e outro na coluna vertebral.
 
No início deste mês, Covas foi internado para realizar exames. Foi constatada uma hemorragia no estômago, e ele teve de ser intubado. A equipe médica contornou o problema e Covas foi extubado, mas resíduos do sangramento foram identificados dias depois, sendo necessário que o político fosse submetido a sessões de radioterapia. (Correio Braziliense)