CPI da Covid-19 deve ter uma semana tensa Ex-secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campelo depõe hoje, enquanto que o ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, pediu ao STF para não falar

Armando Holanda e Elizabeth Souza
com Correio Braziliense

Publicação: 15/06/2021 03:00

A 7ª semana da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 começa hoje com o depoimento do ex-secretário de Saúde do Amazonas Marcellus Campelo. Alvo de operação da Polícia Federal, Campelo chegou a ser preso por suspeita de favorecimento a empresários no aluguel de hospital de campanha no Amazonas. Após sair da prisão, Marcellus Campelo, até então secretário de Saúde, pediu exoneração do cargo. Ele também é peça-chave para a elucidação de informações sobre o colapso de oxigênio no estado, ocorrido no início deste ano.
 
Outro depoimento aguardado era o do ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel. Entretanto, o político enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF), ontem, um pedido de habeas corpus para que não seja obrigado a comparecer ao Senado. O ex-governador foi convocado, o que o obriga a comparecer. No pedido, ele solicita ao Supremo que seja alterada a compulsoriedade do comparecimento à CPI, para que fique na condição de convidado, podendo, assim, escolher se vai comparecer ou não.
 
Witzel também solicita que, caso resolva comparecer, que lhe sejam garantidos os direitos de não se autoincriminar; o de permanecer em silêncio e de não responder as perguntas que lhe forem feitas; não ser submetido ao compromisso de dizer a verdade ou de subscrever quaisquer termos neste sentido; e não ter ordem de prisão determinada.
 
Witzel foi convocado pelos senadores junto a nove governadores. O primeiro a depor seria o chefe do Executivo do Amazonas, Wilson Lima (PSC), mas ele conseguiu no Supremo o direito de não comparecer e, na semana passada, não foi à CPI.

Continuação
Na quinta-feira, é a vez do empresário Carlos Wizard prestar depoimento. Chegou a ser cogitado pelos integrantes da CPI uma condução coercitiva do empresário, já que este se negava a responder às solicitações da Comissão. Por morar em Orlando, na Flórida, Wizard havia alegado que não poderia comparecer ao colegiado para prestar depoimento. Nos bastidores, Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI, sinalizou contrário ao que o empresário afirmou. Disse que ele estará na Comissão no dia marcado.
 
Encerrando a semana, os médicos Ricardo Dimas Zimmermann e Francisco Eduardo Cardoso Alves devem se apresentar ainda na sexta-feira. A convocação deles se dá pelo fato de terem pregado tratamento precoce contra a Covid-19 na base de ivermectina e Cloroquina, ambos sem comprovação de eficácia. De acordo com relatórios, eles foram defensores de um suposto tratamento precoce contra o novo coronavírus e utilizarem seus postos de profissionais da saúde e redes sociais para propagar o “kit covid”.

Agenda

Hoje

Marcellus Campelo, ex-secretário de Saúde do Amazonas

Amanhã

Wilson Witzel, ex-governador do Rio de Janeiro*

Quinta-feira

Carlos Wizard, empresário

Sexta-feira
Ricardo Dimas Zimmermann  e Francisco Eduardo Cardoso Alves, médicos que pregaram tratamento precoce contra a Covid-19

* Recorreu ao STF para que não seja obrigado a depor