Transnordestina: Paulo Câmara na linha de frente "Não vamos de maneira nenhuma admitir que não haja conclusão do trecho do ramal de Suape", disse ontem o governador à Rádio Clube AM em tom otimista

Henrique Souza
politica@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 29/07/2021 03:00

Em entrevista ao programa Manhã da Clube, na Rádio Clube AM, ontem, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), garantiu que irá batalhar para que o estado receba a construção do trecho da Ferrovia Transnordestina que envolve o Porto de Suape. Na terça-feira passada, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, declarou que o governo optará por construir, por agora, apenas o trecho da ferrovia até o Porto de Pecém, no Ceará.
 
“No nosso entendimento, se nós formos dar condição à iniciativa privada para finalizar essa obra junto com as parcerias com o estado de Pernambuco, temos condições de fazer uma coisa mais barata, mais rápida, mais estrutural para Pernambuco e que garanta desenvolvimento para todos os estados nordestinos. Não há nenhuma explicação plausível nem técnica, nem política para que haja essa preferência para o Porto de Pecém. Nós vamos lutar como pernambucanos que nós somos, não vamos de maneira nenhuma admitir que não haja conclusão do trecho do ramal de Suape”, prometeu o governador.
 
Paulo Câmara também fez um aceno ao líder do governo Bolsonaro no Senado, o pernambucano Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), para participar das discussões sobre o tema. “Essa é uma causa que une Pernambuco. Não podemos colocar diferenças políticas e diferenças nossas em relação ao governo federal em detrimento dos interesses de Pernambuco. Um investimento estruturador como esse precisa ser pensado de maneira técnica, econômica e social. Nós vamos procurar todos, como nós já procuramos”, explica.
 
O governador ainda mostrou otimismo em relação à condução da pandemia no segundo semestre. “Recebemos nesta semana o maior número de vacinas já recebidas em período curto de tempo, são quinhentas mil vacinas. Pernambuco ainda tem menos de 20% da população completamente vacinada. É muito pouco diante dos desafios que nós temos para o futuro. Nós vamos precisar realmente que essas vacinas que o governo federal assegura que vão chegar a partir de agosto continuem nessa velocidade”, afirmou. A meta do estado é vacinar os adultos com a segunda dose ainda este ano e até setembro vacinar todos que têm mais de dezoito anos com a primeira dose.
 
Durante a entrevista, Paulo Câmara voltou a criticar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). “O Brasil não aguenta mais essa forma como vem sendo administrado. O país está parado. Infelizmente, deixou a vacinação não começar no tempo certo, negligenciou uma doença que levou tantas vidas em virtude dessa negligência. Então, não podemos admitir que isso continue. Precisamos pensar o Brasil de maneira muito diferente de como vem sendo feito e vamos fazer essa discussão aqui em Pernambuco com a presença das lideranças políticas nacionais e locais para a gente construir um projeto bonito, que mude o Brasil em 2022 e que ajude Pernambuco a continuar a andar pra frente”, concluiu.