Bolsonaro e comitiva entram em quarentena O isolamento foi orientado pela Anvisa após a testagem positiva para a Covid-19 do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que permanece nos Estados Unidos

Publicação: 23/09/2021 03:00

O teste positivo para Covid-19 do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, obrigou toda a comitiva presidencial que viajou para Estados Unidos entrasse ontem em quarentena. O grupo contava com cerca de 50 pessoas. Em Nova York, Jair Bolsonaro participou da 76ª Assembleia Geral da ONU, na última terça-feira. Por ter contato direto com o ministro, o presidente não apenas entrou em quarentena como cancelou a viagem marcada para a próxima sexta-feira ao Paraná.
 
O secretário de comunicação do Palácio, André Costa, afirmou que a comitiva foi orientada a permanecer em isolamento por 14 dias, seguindo o Guia da Anvisa.  O grupo será submetido a um novo teste PCR no 5º dia após o último contato com o ministro da Saúde. Caso o resultado seja negativo, as pessoas serão liberadas do isolamento, mas permanecerão em acompanhamento médico até o 14º dia.
 
Costa informou ainda que a comitiva que retornou ao país encontra-se assintomática e realizará novos exames entre o próximo sábado à noite e domingo. As medidas, segundo ele, valem para o presidente da República, que também está assintomático.
 
“O presidente está no Alvorada, totalmente assintomático e seguirá essa orientações. São cinco dias contados do último domingo. Logo, sábado à noite, domingo pela manhã é feito um novo exame”, acrescentou, relatando que o último contato da comitiva com o ministro ocorreu ontem, antes do retorno ao Brasil.
 
O secretário destacou que cerca de 50 pessoas incluindo o Escav, o grupo precursor de viagens do presidente, por medida de precaução, também foram submetidos às mesmas regras. Já Queiroga cumpre 14 dias de quarentena na cidade norte-americana.

ALVORADA
Após a chegada ao país, o presidente seguiu diretamente para o Palácio da Alvorada onde participou à tarde, por videoconferência, de uma reunião.
 
A Secretaria de Comunicação chegou a divulgar a participação de Bolsonaro em Ponta Grossa, onde faria entregas do governo federal ao estado. Em Castro, jantaria com empresários.
 
Além do presidente e de Queiroga, participaram comitiva a primeira-dama Michelle Bolsonaro, o ministro do GSI, general Augusto Heleno; o ministro da Justiça, Anderson Torres; o ministro da Secretaria-Geral, Luiz Eduardo Ramos; o ministro do Turismo, Gilson Machado; o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite; o ministro das Relações Exteriores, Carlos França e o deputado federal Eduardo Bolsonaro compuseram a comitiva. (Redação com Correio Braziliense)