DIARIO POLíTICO » Circunstâncias

por Rhaldney Santos

Publicação: 25/09/2021 03:00

O PDT de Pernambuco deixa claro que não deseja desembarcar da Frente Popular, mas viabilizar um palanque para o ex-ministro Ciro Gomes é uma “condição imperiosa”. Em entrevista à Rádio Clube AM 720, o deputado estadual José Queiroz (PDT) reforçou o “laço” existente com os socialistas desde do tempo do ex-governador Miguel Arraes e confessou o incômodo ao falar sobre a possibilidade de deixar a aliança. “Eu fico meio impaciente, louco para que apareça uma fórmula que a gente não tenha mais uma vez que se deslocar (da Frente Popular)”, disse o ex-prefeito de Caruaru. Por outro lado, uma composição com o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, só ocorrerá se o gestor abraçar de vez a candidatura de Ciro Gomes. Segundo o pedetista, o prefeito da cidade sertaneja, que é filho do líder do governo Jair Bolsonaro no Senado, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), “começa a marcar distância de Bolsonaro”. “Miguel Coelho sabe que estando no DEM, só poderá de futuro fazer um entendimento com o PDT apoiando Ciro Gomes, fora disso não se cogita”, disse José Queiroz.

Plano B
A movimentação da deputada Marília Arraes (PT), que segue visitando e ampliando as bases pelo interior de Pernambuco, tem uma motivação além da renovação do mandato de federal. Fonte petista revela que o grupo ligado à deputada está atento e quer mostrar-se pronto para assumir a candidatura ao governo do estado caso não prospere uma coligação com a Frente Popular.

Filiação
Além de nomes de peso nacional e estadual do Democratas, a filiação do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, terá a presença de lideranças de outras sete siglas partidárias. O evento marcado para as 10h, no Armazém 14, Bairro do Recife, contará com mais de 30 prefeitos das quatro regiões pernambucanas. A expectativa dos organizadores é que o encontro receba cerca de 500 convidados.

Sem consenso
O Plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou dois requerimentos de Voto de Aplauso ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pelos avanços no Programa Casa Verde Amarela e pelo lançamento do Programa Habite Seguro.

Combate a fome
O Programa Agro Fraterno, com o objetivo de amenizar as dificuldades enfrentadas pelas famílias rurais mais afetadas pela pandemia de Covid-19, é uma iniciativa liderada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com o Sistema Faepe/Senar e os Sindicatos Rurais do estado. Serão doadas, em três etapas, 9.314 cestas básicas em 37 comunidades rurais de 20 municípios.

Emenda
Ainda na Alepe, a entrega de uma retroescavadeira para o município de Caruaru foi registrada pelo depudado Tony Gel (MDB). O equipamento foi comprado por meio de emenda parlamentar do senador Jarbas Vasconcelos, também do MDB.