Democratas pavimenta o caminho para Miguel Ato de filiação do prefeito de Petrolina ao DEM, que deixou o MDB, é uma espécie de lançamento extraoficial de sua candidatura ao Governo de Pernambuco

Henrique Souza
Especial para o Diario
politica@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 25/09/2021 03:00

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, se filia oficialmente ao DEM neste sábado. O político deixa o MDB para disputar o governo do estado, uma vez que a antiga sigla, comandada pelo deputado federal Raul Henry em Pernambuco, se recusou a deixar a Frente Popular, base de apoio do governador Paulo Câmara (PSB). Para a filiação, o grupo aliado de Miguel organiza um grande ato político, que seria um pré-lançamento da candidatura.
 
No novo partido, Miguel terá a companhia dos irmãos Fernando, deputado federal, e Antonio, estadual. O pai, o senador Fernando Bezerra Coelho, líder do governo no Senado, ainda permanece no MDB. Todos estarão na cerimônia de filiação do prefeito de Petrolina, às 10h, no Armazém 14, no Bairro do Recife. Além deles, haverá a participação de lideranças de oito partidos, mais de 30 prefeitos pernambucanos e líderes nacionais do DEM. Ao todo, espera-se cerca de 500 políticos.
 
Miguel acredita que a filiação é uma mostra da força do DEM para as eleições de 2022. “O Democratas teve aqui vários governadores, senadores, deputados e não para de formar novos quadros que engrandecem o Nordeste. Então, mais do que a minha filiação, esse encontro é para mostrar aos pernambucanos que nosso partido quer constituir um caminho para a mudança através de um projeto de desenvolvimento que possa resgatar a esperança no coração de nossa gente”, afirma.
 
Entre as lideranças nacionais, a solenidade contará com a presença do presidente nacional do DEM, ACM Neto, do governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), além dos prefeitos de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), e de Salvador, Bruno Reis (DEM). Os principais líderes do Democratas no estado, como o ex-governador Mendonça Filho, também participarão do ato. Ainda estão confirmados quadros de partidos como MDB, Podemos e PSL.
 
O presidente estadual do DEM, Mendonça Filho, confirmou que a ideia do evento é apresentar Miguel Coelho como pré-candidato ao governo do estado. “Estamos trabalhando num projeto para o futuro de Pernambuco. Precisamos retomar a liderança do nosso estado e colocar Pernambuco no rumo certo”, destacou.

FUSÃO
O prefeito de Petrolina chega ao novo partido às vésperas da fusão do DEM com o PSL. A junção das siglas é mais um movimento pensado para 2022. O projeto visa lançar o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM) como candidato à presidência. O atual presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, ficaria com a presidência da nova legenda, enquanto o presidente nacional do DEM, ACM Neto, seria o secretário-geral.
 
A fusão conta com o aval da Comissão Executiva Nacional do DEM, que aprovou por unanimidade o processo. Em outubro, a convenção nacional da sigla deve ratificar a decisão.