LAS VEGAS » Flávio viajou com diretor da Precisa para os EUA

Publicação: 24/09/2021 03:00

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 descobriu que o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro, viajou a Las Vegas, Estados Unidos, em janeiro de 2020, com Danilo Berndt Trento, diretor institucional da Precisa Medicamentos, que prestou depoimento ontem à comissão.
 
Danilo teve o sigilo fiscal, bancário e telemático quebrado pela CPI, onde foi ouvido ontem. A Precisa intermediou contrato de compra da vacina Covaxin entre o Ministério da Saúde e o laboratório indiano Bharat Biotech – o negócio foi suspenso pela pasta por suspeitas de irregularidades.
 
Documentos relacionados à viagem foram entregues à comissão pelo senador governista Eduardo Girão (Podemos-CE). Segundo ele, uma comitiva de senadores viajou entre os dias 23 e 24 de janeiro do ano passado. O senador disse também que a agenda teve relação com um lobby favorável à legalização dos cassinos no Brasil. O deslocamento a Las Vegas, custeado pelo Senado, foi solicitado formalmente por Flávio Bolsonaro em dezembro de 2019 e autorizado pelo Senado.  
 
Trento confirmou ter ido à cidade americana, mas se negou a revelar à CPI o nome do senador que o acompanhou na ocasião. A assessoria do senador Flávio  confirmou sua ida a Las Vegas, mas disse que o parlamentar não se reuniu com Trento nos Estados Unidos e que toda a agenda da viagem é de conhecimento público.
 
Durante o depoimento de Trento à CPI, os senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Jorginho Mello (PL-SC) se estranharam. A confusão começou depois de Renan dizer que o governo federal é corrupto. Os senadores precisaram ser contidos pelos colegas.  Renan foi chamado de bandido e Mello de vagabundo. (CB)