DIARIO POLíTICO » Força oposicionista

por Rhaldney Santos

Publicação: 24/09/2021 03:00

É simbólico que na semana do grande evento de filiação do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, ao DEM, consolidando sua pré-candidatura ao governo do estado, os prefeitos de Jaboatão, Anderson Ferreira (PL), e de Caruaru, Raquel Lyra, resolvam soltar nota à imprensa para demonstrar o entendimento entre os dois e a montagem de um bloco na oposição - formado por suas legendas, além do PSC e Cidadania - para sustentar uma postulação ao Palácio do Campo das Princesas. “Estamos dando o primeiro grande passo para formar uma ampla frente e incorporar todas as forças políticas que quiserem integrar esse movimento.” Destaca ainda o comunicado: “A partir de hoje, vamos iniciar um ciclo de debates e construir um projeto que apresente soluções e que volte a unir os pernambucanos.” Tanto o presidente do PL em Pernambuco como a dirigente estadual do PSDB não se movimentam ostensivamente como o gestor de Petrolina está fazendo. Esse ritmo acentuado isola de certa forma Miguel Coelho. Entretanto, o futuro demista pode contar com um partido robusto com uma grande soma de recursos e tempo de TV e rádio originado da fusão do Democratas com o PSL. E o prefeito da cidade sertaneja é o único que articula a vinda de uma sigla da Frente Popular para o seu palanque, o PDT. Resta saber para onde o Podemos vai caminhar com duas candidaturas no grupo.

Movimento
O relevante movimento no tabuleiro da sucessão estadual teve a presença do ex-ministro Armando Monteiro Neto (PSDB), do ex-governador João Lyra Neto (PSDB), do deputado federal Daniel Coelho, presidente estadual do Cidadania, da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, presidente estadual do PSDB, do prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, presidente estadual do PL, do ex-ministro Bruno Araújo, presidente nacional do PSDB, do deputado federal André Ferreira, presidente estadual do PSC, e do deputado federal Fernando Rodolfo (PL).

Retomada
O governador Paulo Câmara continua a percorrer municípios para anunciar ações que fazem parte do Plano Retomada. Em Moreno, na Região Metropolitana do Recife, foi autorizada a ampliação do Polo Industrial, intervenções nas áreas de infraestrutura e recursos hídricos, além de assinada a ordem de serviço para a construção de uma unidade de escola técnica estadual que vai atender cerca de 1.080 estudantes.

Sem decoro
Triste e grotesco capítulo na CPI da Pandemia no Senado. O relator da comissão Renan Calheiros (MDB-AL) e o senador Jorginho Mello (PL-SC) trocaram xingamentos e só não foram para o enfrentamento físico por intervenção dos colegas na sessão.

Entrevista
O deputado estadual e ex-prefeito de Caruaru José Queiroz (PDT) será entrevistado, às 9h, na Rádio Clube AM 720. A transmissão é simultânea pelos canais do Diario de Pernambuco no YouTube e no Facebook.