Prévias tucanas terão quatro candidatos O PSDB confirmou as inscrições dos governadores João Doria e Eduardo Leite, do senador Tasso Jereissati e do ex-senador Arthur Virgílio

Publicação: 21/09/2021 03:00

Quatro nomes vão disputar o direito de representar o PSDB nas eleições presidenciais do próximo ano. As inscrições foram oficializadas ontem, com a abertura do pleito interno do partido. Além dos governadores de São Paulo, João Doria, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, confirmaram às pré-candidaturas ao Palácio do Planalto o senador Tasso Jereissati, do Ceará, e o ex-senador e ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.
 
O governador paulista foi o primeiro a se inscrever. Doria foi à sede nacional do PSDB, em Brasília, onde deu o tom do discurso caso venha a ser escolhido da legenda. “O antipetismo será predominante na nossa campanha. Nós vencemos o PT em 2016 e em 2018. Fiz essas duas vitórias de maneira republicana, nunca utilizei subterfúgios que pudessem ser condenados. Fiz com propostas, e não com ataques pessoais”, disse.
 
Na carta de inscrição, ele criticou as gestões petistas de Dilma Rousseff e Lula, que pode ser o representante do PT nas disputa de 2022. Doria enalteceu o seu modo de governar. “Na nossa primeira experiência, na prefeitura de São Paulo, ao lado de Bruno Covas, seguimos a boa prática do equilíbrio dos gastos públicos, transparência e inovação na gestão da maior cidade do país”, escreveu no documento.
 
O principal adversário de Doria nas prévias é o governador Eduardo Leite, que optou por não ir a Brasília.  Ele participou do encerramento dos festejos farroupilhas no Rio Grande do Sul.  Ao falar, o mandatário gaúcho, aproveitou para falar de seu governo, ao qual disse ter resultado na aprovação de reformas, aceleração do processo de privatização no estado.
 
“A coragem e ousadia é justamente nos opormos à cultura de guerra, do enfrentamento que nos divide”, frisou Eduardo Leite, referindo-se indiretamente ao modo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) governar.
 
No momento, o processo eleitoral no PSDB, segundo integrantes do partido, indicam vantagem de João Doria, que teria cerca de 30% da preferência dos filiados, enquanto o Eduardo Leite aparece com cerca de 10%. O senador Tasso Jereissati e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto podem se tornar os fiéis da balança, sendo Tasso mais identificado com Leite e Arthur Virgílio com Doria. O vencedor será divulgado em 21 de novembro. (Da Redação com o Correio Braziliense)