DIARIO POLíTICO » Aglutinação

por Rhaldney Santos

Publicação: 28/10/2021 03:00

Dentro da Frente Popular, o MDB espera ser o destino de aliados que não vão conseguir formar chapas em suas legendas com o fim das coligações. “Seria um caminho natural um partido com essa história e com essa força ser um ponto de aglutinação entre outros partidos que, na impossibilidade de formar uma chapa, têm que se reunir em um único partido”, afirmou o presidente estadual do MDB, deputado federal Raul Henry, em entrevista à Rádio Clube AM 720. Trabalhando com esse cenário, Henry disse estar “focado” na formação das chapas da sigla e na sua reeleição após ser questionado se poderia ser mais uma vez o nome para compor como candidato a vice-governador. Ele também não descartou. “Participação em chapa majoritária não é desejo da gente, são as circunstâncias que acontecem naturalmente”, disse o parlamentar, que conhece muito bem como se dão essas “circunstâncias” porque foi vice do governador Paulo Câmara (PSB) e do ex-governador Roberto Magalhães, quando o último foi prefeito do Recife.

Cibercrime
A campanha do governador de São Paulo, João Doria, pelas prévias do PSDB registra Boletim de Ocorrência pedindo que se investigue a invasão de conversas eletrônicas no WhatsApp de grupo da campanha. Integrantes da equipe foram surpreendidos por imagens de prints com conversas trocadas pelos auxiliares de João Doria.

Caixa
O ex-ministro Armando Monteiro Neto (PSDB) comemorou ontem promulgação pelo Senado da emenda constitucional que garante a ampliação do repasse do FPM para os municípios. O tucano foi o autor do relatório que viabilizou a proposta, que é de autoria do ex-senador da Paraíba Raimundo Lira, ao propor um aumento gradual do percentual do valores arrecadados com o IR e IPI. A novidade representará um incremento de R$ 12,2 bi para os municípios brasileiros. Em Pernambuco, eles serão beneficiados com R$ 602 milhões a mais no FPM.

Assistência
A defesa da vinculação orçamentária dos recursos para o Sistema Único de Assistência Social foi defendida por todos os participantes da audiência pública da PEC 383/17 (que altera a Constituição para garantir recursos para o financiamento do SUAS), na comissão que analisa a proposta. De autoria de Danilo Cabral (PSB), texto determina destinação de 1% das Receitas Correntes Líquidas para o sistema.

Inalterado
A filiação do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ao PSD na condição de presidenciável não mexe com a aliança da sigla com o PSB no estado mesmo que haja uma composição nacional com o PSDB lá na frente.

Entrevista
O presidente da Câmara do Recife, Romero Jatobá (PSB), será entrevistado hoje, às 9h, na Rádio Clube AM 720. A transmissão é simultânea pelos canais Diario de Pernambuco no YouTube e no Facebook.