MDB diz que abre mão da majoritária no estado Segundo o presidente estadual do partido, Raul Henry, em entrevista à Rádio Clube AM 720, a prioridade é a eleição do maior número possível de deputados

Ananda Barcellos
politica@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 28/10/2021 03:00

Concorrendo desde 1970 em todas as eleições majoritárias, o MDB construiu uma história de mais de 50 anos de atuação. Para 2022, de acordo com o presidente estadual da sigla, deputado federal Raul Henry, o partido está de olho nos assentos de deputados federais e estaduais, contando com sua própria reeleição, sem fazer questão de uma vaga na majoritária. “Participação em chapa majoritária não é desejo da gente, são as circunstâncias que acontecem naturalmente”, comentou o parlamentar, em entrevista com a Rádio Clube AM 720.
 
Até o momento, o MDB se posiciona dentro da Frente Popular, grupo liderado pelo PSB, chegando até a abrir mão de uma candidatura própria, com o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (DEM), que saiu do MDB para poder concorrer ao governo de Pernambuco. “A tendência natural é que a gente permaneça na Frente Popular, e que a gente vote para Presidência da República em um candidato da terceira via que pode ser, inclusive, um candidato próprio do MDB”, comentou, ventilando o nome da senadora Simone Tebet (MDB-MS).
 
Além de um olho nas vagas para deputados, o MDB também encara a chance de ser um “ponto de aglutinação” para a terceira via. “Seria um caminho natural para o partido ser um ponto de aglutinação entre outros partidos”, comentou Raul, citando uma possível aliança com o Solidariedade. O deputado também ressaltou sua esperança na terceira via, descartando um possível apoio ao presidente Bolsonaro (Sem Partido) e ao ex-presidente Lula.