Após confusão, PSDB, enfim, retoma prévias Processo vai usar novo aplicativo testado na madrugada desta sexta e conta com a aprovação dos candidatos, que adotaram tom pacificador

Lara Tôrres
politica@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 27/11/2021 03:00

Após confusões causadas pelo aplicativo escolhido para votação levarem ao adiamento das prévias tucanas, o presidente do PSDB, Bruno Araújo, informou que pretende retomar o processo de decisão do candidato que representará o partido na disputa à Presidência da República em 2022 neste sábado, das 8h às 17h, com resultado até as 20h do mesmo dia, utilizando o app desenvolvido pela empresa BeeVoter. “[A votação será] no mesmo horário que se dá no processo de eleições na Justiça Eleitoral. A ideia é que, logo que se encerre (a votação), nós possamos fazer o processo de apuração” afirmou Bruno ao jornal O Globo.
 
Ainda de acordo com o pernambucano e presidente do partido, o aplicativo da nova empresa foi testado durante a madrugada desta sexta-feira tanto pela equipe técnica da própria BeeVoter como pelo partido e por técnicos escolhidos pelos pré-candidatos que estão concorrendo: João Doria, governador de São Paulo; Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul; e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.
 
Após o anúncio da retomada da votação, Virgílio se pronunciou em favor da decisão do presidente do partido. “Apoio a decisão do presidente do PSDB, Bruno Araújo, em continuidade das prévias partidárias neste sábado, 27/11. Com união e realismo, o #PSDB pode ser um grande player nas eleições 2022. Que as prévias se concretizem e que o vencedor seja apoiado por todos”, afirmou o pré-candidato.

Doria
Após ter criticado a decisão do partido de utilizar um app em vez de urnas eletrônicas e questionar a segurança das votações antes de sua suspensão, agora o governador de São Paulo enfim resolveu pacificar a questão e se manifestou, por meio do Twitter, favoravelmente à decisão de Bruno Araújo para retomar a votação.
 
“Concordamos e apoiamos a decisão do presidente do PSDB, Bruno Araújo, para dar prosseguimento às prévias do PSDB amanhã. Prévias engrandecem o PSDB no exercício da democracia e do voto dos seus filiados e mandatários. Viva a democracia! #Vote451”, escreveu João Doria.

Leite

Maior rival de Doria na disputa, o governador gaúcho, Eduardo Leite, também se mostrou a favor da retomada das prévias do partido. “Vamos ao voto! Decisão acertada de @BrunoAraujo456. A conclusão das prévias tem nosso apoio. O mais importante foi alcançado: segurança de que os votos serão sigilosos! Que cada tucano vote com o coração e esperança! Vamos juntos pra uma candidatura com a cara do PSDB! #vote453”, disse o pré-candidato por meio de seu perfil na plataforma de redes sociais.
 
Além de ironizar o problema da votação numa tentativa de amenizá-lo, afirmando que os pré-candidatos “saem conhecidos” pela população após as polêmicas envolvendo o processo eleitoral interno do partido, Bruno Araújo mencionou a possibilidade de haver segundo turno.
 
“Tecnicamente e regimentalmente há a previsão do segundo turno. O que vale é o que está efetivamente combinado antes do processo eleitoral se iniciar. Uma vez que o processo é eleitoral iniciado, as regras se mantém até o fim”, disse o presidente do partido.