DIARIO POLíTICO » Candidatíssimo

por Rhaldney Santos

Publicação: 30/11/2021 03:00

Bem disposto, o senador Humberto Costa (PT), que passou no ultimo dia 23, por um procedimento de angioplastia coronária, já retomou as entrevistas e viagens a trabalho. Antes do parlamentar embarcar para Brasília, falou à Rádio Clube AM 720. “O PT não pode, de forma alguma, ficar de salto alto nessa eleição. É  prudência de Lula, pelo menos até fevereiro, não se colocar abertamente como candidato. É adequado, mas eu não tenho dúvida que ele será candidato.” Humberto afirma “não acredito na viabilidade da candidatura do ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro (DEM).” Sobre o ninho tucano: “O PSDB vive hoje uma crise muito profunda e sem unidade.” Costa destaca que “vê com muitos bons olhos” a possibilidade de Geraldo Alckmin se filiar ao PSB e ser o vice de Lula na disputa presidencial. “Ele tem uma presença importante junto ao eleitorado de centro e um pouco mais conservador.” Humberto considera que “o aliado principal nessa eleição, politica e eleitoralmente, será o PSB.” Havendo uma aliança PT PSB a nível nacional, em Pernambuco, o senador considera que a prerrogativa da apresentação de um nome para a composição da chapa majoritária da Frente Popular é do PSB, mas não abre mão de também colocar os quadros do PT para serem avaliados. E afirma que “se o cenário nacional não der certo, eu sou candidatíssimo ao governo do estado.”

Papel
Sobre a Operação Lava-Jato: “Se de um lado, ela cumpriu um papel importante, de mostrar o subterrâneo da corrupção que continua a acontecer no Brasil, por outro lado, ela agiu de forma muito arbitrária”.

Expectativa
Tudo certo e programado para acontecer hoje, em cerimônia que deve começar às 9h, a assinatura da ficha de filiação do presidente Jair Bolsonaro ao Partido Liberal. O deputado por Goiás Vitor Hugo, líder do PSL na Câmara, partido que elegeu Bolsonaro em 2018, afirma que a filiação do presidente na nova sigla, “vai transformar o PL em um dos maiores partidos do Congresso.”

Constatação
O cientista político Antonio Lavareda chama atenção para ponto curioso, após análise da última pesquisa Ipespe, dia 26 último:  As notícias na mídia on-line e off-line sobre o Governo Bolsonaro recuaram de 59% para 53%. As favoráveis passaram de 7% para 8%.

Boas práticas
O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), se reuniu com o diretor-presidente do grupo Neoenergia Pernambuco, Saulo Cabral, para firmar um termo de cooperação técnica com a meta de compartilhar, com outros municípios pernambucanos, experiências exitosas e boas práticas.
 
Entrevista
O deputado estadual Rômulo Sales Filho (PTB/PE) será entrevistado hoje, às 9h, na Rádio Clube AM 720. A transmissão é simultânea pelos canais Diario de Pernambuco no YouTube e no Facebook.