DIARIO POLÍTICO » Destaque

por Rhaldney Santos

Publicação: 27/11/2021 03:00

A Assembleia Legislativa de Pernambuco ganhou, pela segunda vez consecutiva, o prêmio Assembleia Cidadã, concedido na 24ª Conferência Nacional da Unale, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O projeto Lideralepe foi escolhido vencedor da categoria Projetos Especiais, marcando a atuação da Alepe em ações de aproximação com a sociedade e ampliando o reconhecimento nacional do Parlamento pernambucano. O deputado Eriberto Medeiros, presidente da Alepe, e idealizador do projeto, recebeu o prêmio ao lado de parlamentares e servidores da Casa. O Lideralepe foi coordenado pela Escola do Legislativo em parceria com a Coordenação de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco, chegando a mais de 1.400 inscritos, formando lideranças de todos os segmentos, todas as regiões e até de outros estados. A iniciativa foi lançada no aniversário de 186 anos da Assembleia Legislativa.

Previsão
Após dias de incerteza e desgaste o PSDB anunciou que realiza hoje, de 8h as 17h, a eleição nas prévias para a escolha do seu candidato à Presidência da República no pleito de 2022. Disputam a vaga os governadores de São Paulo, João Doria, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto.

Posse
A nova diretoria do PSol Olinda para o biênio 2021-2023 toma posse hoje. O ato acontece a partir das 18h30, no Teatro Fernando Santa Cruz, no Mercado Eufrásio Barbosa, no bairro do Varadouro. Na solenidade, a atual presidente, Eugênia Lima, será reconduzida ao cargo.

Renda
O relatório da PEC do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) foi apresentado em reunião da comissão especial. Por acordo, a base do governo pediu vista, mas se comprometeu a votar a proposta na próxima semana. A PEC, de autoria do líder do PSB na Câmara, deputado federal Danilo Cabral, determina a reserva de 1% da Receita Corrente Líquida da União para o financiamento do SUAS.

Energia
O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) cobrou do Ministério de Minas e Energia informações sobre ações tomadas pela Aneel para corrigir as falhas apontadas pela Controladoria-Geral da União (CGU), que identificou erros no cálculo das contas de luz da população, entre 2017 e 2020, e devolver o valor indevidamente cobrado dos consumidores.

Movimento
Uma agência da Caixa Econômica será inaugurada nos próximos meses em João Alfredo. O anúncio foi feito pelo senador e líder do governo, Fernando Bezerra Coelho (MDB), em visita ao município de João Alfredo. Participaram da solenidade de assinatura de autorização para as obras de pavimentação de várias ruas da cidade, a construção de casas populares na comunidade de Pau Santo, o prefeito Zé Martins (PSB) e o deputado federal Fernando Filho (DEM).