RECIFE » Vereadores do Avante perdem seus mandatos

Publicação: 30/11/2021 03:00

A Câmara Municipal do Recife tem uma nova composição. Dois vereadores perderam seus mandatos, após sentença da Justiça Eleitoral, que acatou uma ação de impugnação de mandato eletivo. Com isso, Fabiano Ferraz e Dilson Batista, que haviam sido eleitos pelo Avante, serão substituídos por Albérisson Carlos (DEM) e Gilberto Alves, do Republicanos.
 
A ação de impugnação de mandato eletivo foi apresentada pelo diretório municipal do DEM, partido que herdou uma das cadeiras, a partir de uma denúncia feita por uma mulher que disse não ter autorizado sua candidatura na eleição do ano passado pelo partido Avante. Para a Justiça Eleitoral, ficou caracterizado fraude na cota feminina. Com isso, todos os vereadores eleitos pelo Avante no Recife (no caso, dois) perderam seus mandatos.
 
“Determino a cassação do registro de todos o candidatos vinculados ao DRAP do partido Avante no Recife, que disputaram as eleições proporcionais ao cargo de vereador, no ano de 2020, inclusive dos eleitos, vereadores Fabiano Ferraz e Dilson Batista, e declaro nulos todos os votos obtidos pela referida agremiação partidária e seus candidatos, com a consequente recontagem do cálculo dos quocientes eleitoral e partidário”, diz a sentença.