Apoio ao PSB no estado não é unânime no PT Deputado federal Carlos Veras insiste na candidatura do senador Humberto Costa ao governo, contrariando acordo firmado entre as lideranças das siglas

João Victor Paiva
politica@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 25/01/2022 05:50

Na semana passada, o ex-presidente Lula (PT) disse em entrevista coletiva que “se o PSB definir candidato, Humberto Costa está fora” da disputa pelo Governo de Pernambuco. A questão, no entanto, não está pacificada dentro do diretório petista do estado. No programa Manhã na Clube de ontem, o deputado federal Carlos Veras (PT) defendeu a pré-candidatura do correligionário.

“Nós vamos trabalhar até o último instante para que a Frente Popular e o PSB apoiem o nome de Humberto Costa para o governo do estado. Mesmo o PSB tendo o direito, a prerrogativa política de indicar o seu sucessor, não chegou a um consenso. Não tem um nome do PSB para o governo do estado de Pernambuco, para a sucessão de Paulo Câmara”, apontou.

Veras explica que o imbróglio começa no declínio do candidato natural do partido, o ex-prefeito do Recife Geraldo Julio, em participar da disputa: “Se o Geraldo tivesse aceitado desde o início, o diretório estadual do PT não teria se apresentado e colocado o seu nome.”

Para o deputado, o nome do senador petista possui viabilidade eleitoral, diferentemente dos nomes que podem ser indicados pela legenda socialista. “Não é uma eleição simples. Não é só chegar e dizer: ‘é fulano, o candidato (ou candidata).’ E acabou, está ganha a eleição para o governo do estado”, ironizou.

PSB com Senado
Alinhado à postura de Humberto, Veras defende outra composição de chapa, onde o PSB disputaria a vaga para o Senado. De acordo com ele, o governador Paulo Câmara “é um quadro que está pronto para ser vice do presidente Lula ou ser candidato a senador por Pernambuco.” Pelo menos até o momento, o PSB desconsidera essa perspectiva e deve definir a indicação até fevereiro.

Dois palanques
A possibilidade de palanque duplo também foi mencionada por Veras, que lembrou a eleição de 2006 no estado – naquele ano, PT e PSB disputaram o executivo estadual, com as candidaturas de Humberto Costa e Eduardo Campos. Ao final do primeiro turno, os petistas passaram a apoiar o pessebista contra Mendonça Filho. Ambas as siglas deram espaço para a campanha de Lula à reeleição.

Apesar dos apontamentos feitos, o deputado reconhece que a decisão final será tomada pela direção nacional do partido, assim como ocorreu nos últimos anos. Em 2020, por exemplo, caciques petistas buscavam firmar aliança com o PSB no estado; a interferência do ex-presidente Lula foi decisiva para amparar a candidatura de Marília Arraes (PT) à Prefeitura do Recife.