Câmara vê o NE como contraponto a Bolsonaro Ao tomar posse como presidente do Consórcio Nordeste, governador destacou a atuação da região no combate à pandemia e fez críticas ao governo federal

Publicação: 19/01/2022 03:00

O governador Paulo Câmara tomou posse, ontem de manhã, como presidente do Consórcio Nordeste. Durante cerimônia no Palácio do Campo das Princesas, o socialista destacou o sucesso da região no enfrentamento à Covid-19, além do desejo de buscar o cumprimento de metas acordadas, mas não cumpridas, em função da pandemia, destacando questões de preservação ambiental enquanto criticava a atuação do Governo Federal neste setor em especial.
 
No que tange diretamente à política partidária, Câmara afirmou que 2022 é um ano “emblemático e promissor”, uma oportunidade para o Brasil entrar “em um novo ciclo político em que poderá superar o negacionismo, a falta de espírito público, a falta de empatia e ausência total de sensibilidade diante dos problemas sociais”, ampliados pela pandemia e por falta de compromisso do governo federal diante dos problemas coletivos. Para o governador, esse “postura antidemocrática e retrógrada do atual governo, associada ao caos econômico que o país vivencia” piorou os índices de pobreza num Brasil marcado por sucessivas crises.
 
O tom do discurso de posse já era esperado. Crítico de Bolsonaro, Paulo Câmara é um dos principais articuladores para uma possível aliança entre PT e PSB, com a sigla socialista apoiando a candidatura do ex-presidente ao Palácio do Planalto. “O governo federal evidenciou, no combate à pandemia, sua face mais desastrosa”, concluiu.

Planos
Paulo Câmara também falou sobre como deverá ser sua atuação como presidente do Consórcio Nordeste. “Aprofundar a cooperação entre os estados, impulsionar os potenciais em comum e compartilhar as soluções dos desafios são as metas para o mandato à nossa frente. Desde já, meu objetivo é, no mínimo, repetir a altivez e a liderança dos meus dois antecessores, Rui Costa e Wellington Dias. Vamos seguir cada vez mais integrados na direção de um Nordeste e um Brasil menos desigual, mais próspero e, sobretudo, mais humano”, disse.

Balanço
Seu antecessor, o governador do Piauí e agora ex-presidente do Consórcio, Wellington Dias, estava presente na cerimônia e fez um balanço sobre sua atuação. “Busquei me esforçar e me dedicar, visitando os Estados e estando presente nas ações do dia a dia. E, claro, em um momento que tinha a pandemia como principal desafio para todos nós, quando acreditar na ciência foi a principal marca do Consórcio Nordeste”, enfatizou.
 
Também estavam presentes ontem no Palácio do Campo das Princesas a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, os governadores Renan Filho (Alagoas), João Azevedo (Paraíba), Antenor Roberto (vice-governador do Rio Grande do Norte) e Izolda Cela (governadora em exercício do Ceará), além da deputada federal Rejane Dias (PI). Por videoconferência, participaram os governadores Belivaldo Chagas (Sergipe), Flávio Dino (Maranhão) e o senador Humberto Costa.