Ciro acena para Marina: "Rebeldia da esperança" Em busca de alguém para compor sua chapa como vice, pedetista fez elogios à ex-ministra em uma entrevista em que também criticou Bolsonaro e Lula

Lara Tôrres
politica@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 25/01/2022 05:50

Durante uma entrevista concedida ao apresentador - e político - José Luiz Datena (PSD) na Rede Bandeirantes, o pré-candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT) fez acenos à ex-ministra, fundadora e filiada à Rede Sustentabilidade, Marina Silva, que já é uma figura presente em diversas eleições presidenciais com diversos cenários e palanques.

Ciro começou com uma brincadeira, afirmando que gostaria que o próprio Datena fosse vice em sua chapa. “Eu queria era o Datena sabe, aquele grande comunicador?”, disse Ciro, emendou com “estou brincando, estou brincando, não posso fazer isso”.

Ciro foi respondido com um aceno - desta vez, sério - do próprio Datena. "Eu não estou brincando, seria uma honra ser vice seu, porque eu gosto de você e você é um cara honesto pra caramba”. Ao retomar seu raciocínio, o pedetista disse que Marina Silva tem todos os talentos “para ser uma grande presidente do Brasil” e, num trocadilho com seu novo mote de campanha, afirmou ter confiança de que Marina “vai nos ajudar a ter essa rebeldia da esperança que o Brasil precisa”.

Fator João Santana

Contudo, apesar de Ciro e Marina serem aliados, a fundadora da Rede se sente desconfortável com a escolha que o pedetista fez para a coordenação de marketing de sua campanha. O publicitário João Santana, que já trabalhou para o PT e chegou a ser preso pela Lava-Jato, fez um trabalho com muitas críticas a Marina em campanhas passadas, o que lhe causa desconforto.

Na visão de Marina, João Santana “representa a antítese do debate, é a política vista como um produto a ser vendido a qualquer custo e sem limite ético. Digo isso com conhecimento de causa por ter sido vítima desse tipo de estratégia em 2014, em ataques do PT, produzidos e operacionalizados por Santana. Portanto, jamais cometeria a incoerência de aceitar trabalhar com ele”. A afirmação foi feita em abril de 2021 à Agência O Globo.

Ataques
Na entrevista de cerca de uma hora, Ciro também fez críticas a Lula (PT) e atacou Bolsonaro (PL), postulantes que atualmente estão, respectivamente, em 1º e 2º lugar nas pesquisas de intenção de voto (sendo Lula o que tem mais ampla vantagem). O presidenciável levantou a hipótese de ambos considerarem não comparecer a debates, e criticou a posição dos adversários, que classifica como um “acordo para fugir”.

Ciro afirmou ainda se dispor a debater com qualquer candidato, inclusive com o ex-juiz e ministro de Bolsonaro, Sergio Moro (Podemos), que busca o mesmo espaço eleitoral de “terceira via” entre Lula e Bolsonaro.

Divisão
Há atualmente uma divisão na Rede Sustentabilidade. Enquanto pessoas como a própria ex-ministra preferem o apoio a - e talvez a composição de chapa com - Ciro Gomes, outra ala preferem o apoio a Lula, o que pode travar o acordo com Ciro.