Levanta Pernambuco retoma agenda de rua Primeiro encontro do ano foi realizado em Garanhuns, com passagem pelos municípios de Correntes, São João, Angelim e Calçado, todos eles no Agreste

Elizabeth Souza
politica@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 22/01/2022 03:00

Dando continuidade à busca por apoio no interior, o Movimento Levanta Pernambuco retomou as atividades e, nesta sexta-feira, o grupo realizou a primeira agenda do ano no município de Garanhuns, Agreste do estado. Aproveitando a ocasião, os prefeitos Anderson Ferreira (PL), de Jaboatão dos Guararapes, e Raquel Lyra (PSDB), de Caruaru, junto com outras lideranças do Movimento, fizeram um giro pela região, onde se encontraram com as principais forças de oposição nos municípios de Correntes, São João, Angelim e Calçado.
 
Um dos principais nomes da oposição cotados para concorrer o cargo de governadora nas eleições deste ano, Raquel Lyra comentou sobre os cenários que tem visualizado em suas visitas aos municípios do interior e reafirmou sua postura combatente ao governo do PSB, a quem atrela a “situação ruim” do estado.
 
“Falta água, saúde, desenvolvimento e oportunidades. O que temos são obras inacabadas. Pernambuco é o pior estado do Nordeste em geração de emprego e competitividade”, disse. “Estamos vivendo uma grande crise econômica e de saúde pública que desemboca também no interior, gerando a maior crise social dos últimos anos. O estado poderia ser parceiro das cidades e dos pernambucanos”, completou a prefeita.
 
Também direcionando críticas à gestão estadual, Anderson Ferreira comentou sobre os objetivos do Movimento Levanta Pernambuco, de onde deve sair o próximo nome para a disputa pelo Palácio do Campo das Princesas, sendo o próprio gestor de Jaboatão uma outra figura que desponta como favorito para essa empreitada, mistério que deve ser dissipado até abril. “Esse governo que está aí já tem oito anos e agora vem dizer que vai consertar as estradas e vai retomar o desenvolvimento. É um governo que não entrega por falta de competência e que desgraçou Pernambuco”, criticou.
 
Avaliação
Figuras presentes na visita dos gestores municipais ao Agreste do estado, os deputados Fernando Rodolfo e Álvaro Porto, nomes que engrossam o caldo em apoio à oposição no estado, avaliaram positivamente os trabalhos encabeçados pelo Movimento Levanta Pernambuco. “Pernambuco tem a chance de dar um basta. O povo não merece continuar refém do desgoverno”, frisou Fernando. Fala complementada pelo parlamentar Álvaro Porto: “O Agreste Meridional não abaixa a cabeça para esses que estão aí no poder”.

Alianças

Em Correntes o grupo foi recebido pelo ex-prefeito Júnior Lúcio, vereadores, comerciantes, agricultores e representantes de associações de moradores. Já em São João, o encontro ocorreu na casa da família do ex-prefeito Genaldi Zumba e contou com a participação de vereadores e lideranças políticas. Durante a visita em Angelim, se reuniram com a liderança Marquinhos Filho e vereadores. A agenda foi concluída em Calçado com visita ao ex-vereador Expedito Orlando e vereadores.