Mãe de Jair Bolsonaro é enterrada no interior de SP Chefe do Executivo cumpria agenda na Guiana e voltou às pressas ao Brasil para poder participar do velório de Olinda Bonturi Bolsonaro, que morreu aos 94 anos

Publicação: 22/01/2022 03:00

O corpo da mãe do presidente Jair Bolsonaro, Olinda Bonturi Bolsonaro, 94 anos, foi enterrado às 17h desta sexta-feira no Cemitério Municipal da cidade de Eldorado, no interior de São Paulo, em uma cerimônia restrita a familiares. O chefe do Executivo esteve no velório e no enterro acompanhado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, dos filhos Flávio e Jair Renan, e dos irmãos.
 
O corpo da matriarca deixou o Salão Paroquial da cidade às 16h30 em um carro funerário. Durante o trajeto a pé para o cemitério, o presidente chorou e seguiu de braço dado com Michelle.
 
O cortejo foi acompanhado por cerca de 100 pessoas, enquanto o presidente seguia sob forte esquema de segurança. Ao chegar no cemitério que fica a 600 metros do local, Bolsonaro carregou a alça do caixão de Dona Olinda. Ela foi enterrada no mesmo jazigo onde o pai do presidente, Percy Geraldo Bolsonaro, está sepultado.
 
O presidente desembarcou no começo da tarde desta sexta-feira no Aeroporto de Congonhas em São Paulo. O chefe do Executivo seguiu de helicóptero para Eldorado, interior paulista, onde chegou às 15h15 para o velório da mãe, que ocorria desde as 10h.
 
Dona Olinda faleceu nesta madrugada após ser internada no Hospital São João em Registro, no interior de São Paulo. Por meio das redes sociais, o presidente anunciou o falecimento. “Sra. Olinda Bonturi Bolsonaro. Com pesar o passamento da minha querida mãe. Que Deus a acolha em sua infinita bondade.
 
O irmão do presidente, Renato Bolsonaro, publicou uma série de fotos com a mãe e fez um texto emocionado, afirmando que, se pudesse, pediria mais umas horas com ela. “Podem passar eternidades, mas a sua memória jamais será apagada e o seu legado jamais será esquecido”, escreveu.
 
Bolsonaro cumpriria agenda em Georgetown com o presidente da Guiana, Mohamed Irfaan Ali, hoje, mas cancelou a agenda para retornar ao país. Família e parlamentares lamentaram, por meio das redes sociais, a morte de Dona Olinda. A idosa nasceu em 1927, em uma família de imigrantes italianos. Era viúva do dentista prático Percy Geraldo Bolsonaro, morto em 1995. O casal teve sete filhos, o presidente é o terceiro. (Correio Braziliense e Estado de Minas)