Pré-candidaturas ao governo ganham as ruas PL e PSDB divulgam, em outdoors, ações de destaque das prefeituras comandadas por Anderson Ferreira, de Jaboatão, e Raquel Lyra, de Caruaru

JAILSON DA PAZ
Jailson.paz@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 14/01/2022 03:00

A disputa pela governo do estado está literalmente estampada nas ruas. Não de forma explícita como determina as regras da disputa eleitoral, mas indireta, nas entrelinhas de outdoors distribuídos em pontos estratégicos da Região Metropolitana do Recife (RMR). Nos viadutos próximos ao Aeroporto Internacional do Recife, por exemplo, pode-se ver a publicidade de feitos das prefeituras de Caruaru, comandada por Raquel Lyra (PSDB), e de Jaboatão dos Guararapes, liderada por Anderson Ferreira (PL).
 
Tanto Anderson quanto Raquel integram o bloco de oposição à gestão do governador Paulo Câmara (PSB) e têm os nomes cotados para a disputa majoritária. Os dois prefeitos investem nos contatos permanentes, mas, como as candidaturas estão atreladas à disputa nacional, seguem expondo os nomes. E o partido de cada um coloca na rua o que consideram as vitrines dos governos municipais. O PL estadual, presidido por Anderson, divulga o reconhecimento na área da educação, e o PSDB, presidido por Raquel, aposta em sustentabilidade, por exemplo.
 
Outdoors sobre Caruaru podem ser vistos na Imbiribeira e em Boa Viagem, no Recife, e em Prazeres, em Jaboatão. As mensagens relacionadas ao governo de Jaboatão dos Guararapes estão em mais de uma dezena de bairros das duas cidades. As peças publicitárias estão a poucos metros no entorno dos viadutos do sistema viário de acesso ao Aeroporto Internacional do Recife. No caso de Jaboatão, há dois outdoors com a mesma mensagem a cerca de 100 metros um do outro.
 
A poucos metros do Canal do Jordão, um outdoor relativo ao município do Agreste pernambucano afirma “Com Raquel Lyra, Caruaru é o 1º lugar em Sustentabilidade – Ranking de Competitividade dos Municípios 2021/ 1º Lugar em Destinação do Lixo”. A mensagem carrega a marca do PSDB e do PSDB Mulher. Os outdoors do PL destacam “Jaboatão ganha prêmio das Nações Unidas em educação. Parabéns, Anderson Ferreira”. Abaixo da frase, outra reforça “Um orgulho para Pernambuco”.
 
Outro pré-candidato ao governo do estado, também da oposição, que já colocou o nome nas ruas foi o prefeito de Caruaru, Miguel Coelho (DEM). Assim como Raquel e Anderson, o democrata está no segundo mandato e percorre o estado em articulações políticas. Em setembro do ano passado, próximo à data de filiação do prefeito ao DEM, no Recife, o partido colocou outdoors em vários recantos da Região Metropolitana. Além da foto do prefeito de Petrolina, a legenda publicou “Faça como Miguel, filie-se ao Democratas”.