Secretariado de Danilo terá paridade de gênero Socialista prometeu nesta sexta-feira que todos os cargos de liderança em um eventual governo serão ocupados igualmente por homens e mulheres

Publicação: 21/05/2022 03:00

O pré-candidato ao governo Danilo Cabral (PSB) incluiu em suas propostas de governo o compromisso de garantir a paridade de gênero nos cargos de liderança de sua gestão. O pré-candidato ao governo do estado destacou nesta sexta-feira, durante ato político em Arcoverde, que em Pernambuco, 175 dos 184 municípios têm organismos, como coordenadorias, voltados para políticas públicas que dialogam com as mulheres, mas secretarias são poucas. “Se queremos mostrar que a defesa dos direitos das mulheres é prioridade, é preciso termos o mesmo nível de equiparação das outras políticas públicas”, defendeu.
 
“A cada sonho conquistado, temos que buscar novos sonhos. A gente está aqui para mudar a vida das pessoas juntando sonhos, capacidade de fazer e gente. E precisamos avançar na pauta da igualdade de gênero dentro da estrutura do Estado brasileiro. Todos os espaços de liderança do nosso governo, do secretariado até a ponta, serão compartilhados entre homens e mulheres. No mínimo, 50% dos cargos de liderança serão ocupados por mulheres”, afirmou.
 
Presente no ato, a deputada estadual e pré-candidata ao Senado pela Frente Popular, Teresa Leitão (PT), também falou sobre as ações promovidas pela Frente Popular na política de gênero. “Esse projeto não sinaliza no vazio, porque somos maioria da população, porque nossas pautas são hoje estruturantes da democracia, da inclusão social. Foi esse conjunto que implementou a Secretaria das Mulheres, afirmando nosso lugar político na construção do estado”.

Violência
Danilo também assumiu o compromisso de instalar Delegacias das Mulheres em todas as regiões do estado. Ele lembrou que há quatro unidades em construção - Salgueiro, Arcoverde, Palmares e Olinda. “Mas vão ficar vazios de espaços de proteção em nosso estado e precisamos ocupá-los”, comentou.