ALIANçAS » Miguel Coelho pode confirmar ex-tucana como vice

Elizabeth Souza
politica@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 28/06/2022 03:00

O pré-candidato a governador de Pernambuco Miguel Coelho (União Brasil) anunciará, na próxima quinta-feira, o nome que deve ocupar a vaga da vice em sua chapa.  Apesar da divulgação ser daqui a três dias, especulações apontam que a deputada estadual Alessandra Vieira (União Brasil) seja a escolhida para assumir a missão nestas eleições, trazendo, desta forma, o peso da representatividade feminina, ponto que tem sido relevante na formação das demais chapas majoritárias que concorrem ao Palácio do Campo das Princesas.
 
Ex-correligionária da também pré-candidata ao governo Raquel Lyra (PSDB), visto que até o início deste ano integrava os quadros da legenda tucana na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Alessandra Vieira ingressou no União Brasil, em abril, e vem sendo vista como nome “natural” para compor chapa com Miguel Coelho.
 
“É natural que a deputada Alessandra Vieira, pelo perfil, pelo trabalho, pela capacidade já comprovada, seja lembrada para um projeto maior e citada em meio às especulações”, disse uma fonte próxima à parlamentar.

Com uma caminhada recente na cena política pernambucana, Alessandra, natural de Santa Cruz do Capibaribe, Agreste pernambucano, disputou uma eleição pela primeira vez em 2019, sendo eleita, naquele ano, deputada estadual com 45.115 votos.  Na Casa de Joaquim Nabuco, onde cumpre seu primeiro mandato, a parlamentar integra a Mesa Diretora, ocupando a vaga de 4ª Secretaria, e tem sido um dos nomes atuantes pelas causas das mulheres no estado.
 
Alessandra também é esposa do ex-deputado estadual e ex-prefeito de sua cidade natal, Edson Vieira, que comandou o município interiorano de 2013 a 2020. Edson, assim como a mulher, desembarcou do PSDB, durante o período de janela partidária para se filiar ao União Brasil.
 
Em um cenário em que as mulheres têm liderado as pesquisas de intenção de voto pelo governo do estado, Miguel Coelho - que tem pontuado em terceiro lugar no ranking do eleitorado pernambucano – caso confirme o nome de Alessandra Vieira para a vice, será a 5ª chapa majoritária composta por pelo menos um nome feminino.