Pressão por CPI cresce no Senado

Taísa Medeiros
do Correio Braziliense

Publicação: 23/06/2022 03:00

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) publicou em suas redes sociais, ontem, um comunicado em que afirma que, com a assinatura do senador Eduardo Braga (MDB-AM), falta apenas a concordância de mais um parlamentar para que a CPI que investigará casos de corrupção no Ministério da Educação (MEC) seja instalada no Senado.
 
No entanto, o senador presidente da Comissão de Educação, Marcelo Castro (MDB-PI) — que já teria sua assinatura contabilizada por Randolfe — ainda não oficializou o apoio ao requerimento.
 
“Agora falta apenas UMA assinatura para que a CPI seja aberta!”, escreveu o senador, que é líder da oposição. São necessárias 27 assinaturas para que a investigação seja iniciada. O senador ainda disse que irá insistir na CPI do MEC após a prisão preventiva do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, nesta quarta-feira, por esquema de corrupção envolvendo pastores e a liberação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Câmara

Na Câmara dos Deputados, a movimentação por uma CPI também se intensifica após a prisão de Ribeiro. Um pedido, de autoria do deputado federal Rogério Correia (PT-MG), também pede a abertura de uma CPI do MEC. Mas no caso da Câmara, o requerimento precisa de 171 apoios. Só então a solicitação segue para a aprovação do presidente do Congresso, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).