Esquenta a disputa pelo segundo lugar no estado Pesquisa Real Time Big Data mostra Raquel Lyra, Anderson Ferreira, Danilo Cabral e Miguel Coelho tecnicamente empatados, enquanto Marília Arraes lidera

Tádzio Estevam
politica@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 09/08/2022 05:45

A disputa pelo segundo lugar nas intenções de voto para o governo do estado, em um provável segundo turno nessas eleições, apontou empate quádruplo de acordo com a pesquisa quantitativa divulgada ontem pela Real Time Big Data. O primeiro lugar na corrida, com 28% dos votos, é da candidata Marília Arraes, do Solidariedade. A pesquisa entrevistou por telefone 1.500 eleitores entre os dias 5 e 6. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

De acordo com os números, e dentro da margem de erro, Raquel Lyra (PSDB) e Anderson Ferreira (PL) pontuaram 14%. Danilo Cabral (PSB) marcou 12%. Na sequência está Miguel Coelho (União Brasil) com 9%. João Arnaldo (PSOL), Wellington Carneiro (PTB) e Jones Manoel (PCB) aparecem com 1% cada. Esteves Jacinto (PRTB), Jadilson Bombeiro (PMB) e Claudia Ribeiro (PSTU) não pontuaram.  Os votos brancos, nulos e indecisos somaram  20%.

Na pesquisa induzida, quando são apresentados os nomes de todos os candidatos aos entrevistados, relacionando eles aos candidatos à P residência da República, Danilo Cabral cresce e empata tecnicamente com Marília Arraes devido ao apoio ao ex-presidente Lula. Ambos com 25%.

Já o candidato oficial do presidente Bolsonaro em Pernambuco, Anderson Ferreira, sobe para 19%. Em terceiro lugar vem Raquel Lyra com 12% e na sequência Miguel Coelho com 6%. Os votos em branco, nulos ou aqueles que não souberam responder representam 13% dos entrevistados.

De acordo com o analista e diretor da Real Time Big Data, Lucas Thut Sahd, o crescimento das candidaturas atreladas aos presidenciáveis chama atenção. “Danilo Cabral já começa a crescer com o apoio de Lula e chega ao empate em primeiro lugar, quando a pergunta induz essa aliança. O mesmo podemos dizer de Anderson Ferreira, que começa a ser identificado com Bolsonaro, com Raquel Lyra numericamente em segundo lugar. Além disso, a resiliência do voto de Marília Arraes merece destaque”.

O índice de rejeição da pesquisa colocou Anderson Ferreira em primeiro lugar com 26%, seguido do deputado Danilo Cabral com 23%. Marília Arraes obteve 21% de rejeição, assim como o pastor Wellington Carneiro. Empatados com 15% vêm Raquel Lyra e Miguel Coelho.

SENADO
O levantamento também mostra empate técnico entre os candidatos ao Senado. Teresa Leitão (PT), Gilson Machado (PL) e André de Paula (PSD) figuram nas três primeiras posições com 18%, 15% 10% das intenções de voto, respectivamente. Guilherme Coelho (PSDB) tem 3% e Carlos Andrade Lima (União Brasil) e Eugênia Lima (PSOL) têm 1% cada. Dayse Medeiros (PSTU), Teio Ramos (PMB) e Roberta Rita (PCO) não pontuaram.