Já na contagem regressiva Recuperação dos Aflitos está 80% concluída e Náutico planeja fazer primeiro treino no estádio em 15 dias

Publicação: 20/07/2018 03:00

Com 80% das obras de requalificação dos Aflitos concluídas, a volta do Náutico para casa está bem próxima. Apesar de não ter uma data fixada, o jogo de reinauguração deverá acontecer ainda este ano. Ontem, o clube apresentou à imprensa detalhes sobre o andamento da reforma e revelou uma novidade: dentro de 15 dias, o time fará o primeiro treino no estádio, com direito à presença da torcida.

Hoje haverá lançamento de nova campanha para imortalizar o torcedor nos Aflitos. A ideia é usar as 407 placas de vidro do alambrado para que os alvirrubros tenham a oportunidade de marcar seus nomes de forma definitiva no estádio. Detalhes sobre preço e formas de pagamento serão oficializados no site voltandopracasa.com.br. O objetivo é arrecadar R$ 200 mil.

A Comissão da memória do Náutico está elaborando o livro “A volta dos Aflitos: o resgate”, em que vai narrar, dentre outros feitos do clube, a trajetória da reforma do estádio. Na parede localizada ao redor das quadras de futsal, serão colocados, assim que a obra acabar, o nome de todos os personagens que contribuíram para que a reforma do estádio fosse tornada possível. Para marcar a identidade do clube com Pernambuco, na frente da arquibancada visitante, o escudo do Náutico será realocado. No lugar, entrará a bandeira de Pernambuco.

Gramado
O gramado, drenagem e irrigação são uma das partes garantidas da reforma. “A parte final do tratamento consiste na técnica do Topdressing, em que se fortalece a grama e uniformiza a superfície do solo. Colocamos nova drenagem, em cima da que existia. Os serviços estão prontos e a irrigação está totalmente automatizada”, explicou Gustavo Leite, um dos engenheiros.

Arquibancada
As chamadas juntas de dilatação também estão sendo refeitas. Elas servem para acomodar melhor a expansão e contração volumétrica natural do concreto da estrutura do estádio, por conta da variação de temperatura.

“Teremos também um piso de concreto entre a mureta e arquibancada, que hoje é de areia, e começará a ser colocado. (Continuaremos a) reestruturação de todo setor de arquibancada com a colocação de 3200 cadeiras. Já chegaram 1300”, completa. Cabine de imprensa e camarotes serão colocados para dar maior conforto para jornalistas e torcedores.

Sociais

A chegada e saída do torcedor serão facilitadas com as novas entradas que estão sendo construídas. Novas aberturas e escadas foram feitas na arquibancada frontal e no setor de sociais. Na parte destinada aos sócios, do ponto de vista estrutural, o que mudou foi a quantidade de assentos e o desenho das cadeiras que antes formavam o “Náutico”. Antes com 2000 lugares, as “novas sociais” têm 3200. E no desenho atual elas formarão um degradé de cores.

Luiz Felipe Figueiredo, presidente da Comissão da Reforma dos Aflitos, destaca a importância de implementar essa nova configuração, tendo em vista a potencialidade do clube em conquistar novos sócios. “Se você parar pra pensar, esse é o intuito de pensar grande. A ideia de você retirar as sociais que tinham antes, exclusiva para pouquíssimas pessoas, é deixar o sócio torcedor à vontade para escolher o lugar onde vai assistir ao jogo. Em todas as áreas do estádio o sócio vai ter ingresso mais barato”, conclui. A remessa final das cadeiras já chegou e em torno de 15 dias, estarão colocadas.

A Manoel de Carvalho

O acesso ao interir do estádio pela Manoel de Carvalho, antes inexistente, agora virou uma possibilidade. Localizada na atual Arquibancada Leste e antiga Central, vai dar mobilidade ao torcedor na entrada e saída para o estádio. “Hoje temos dois acessos de escada que antes não existiam, que fica na arquibancada chamada antigamente de ‘balança, mas não cai’. Lá eram duas paredes fechadas. Nós abrimos esse acesso e estamos concluindo duas escadas, onde vão melhorar o fluxo de entrada e saída do torcedor”, conta o diretor de patrimônio, Eduardo Carvalho.

O “Country”

O acesso para a área da piscina, popularmente chamado de “Country”, é um dos setores que prometem dar maior conforto às pessoas que vão aos Aflitos. “A proposta é criar um “TimbuLounge”, que vai organizar essa nova área para o torcedor. Pensamos em trazer uma parte da estrutura do Americano pra cá, food trucks antes dos jogos. Essa e a Manoel de Carvalho são áreas que atendem ao torcedor e aos moradores do bairro. E, quanto ao Náutico, é importante que a torcida chegue junto e consuma dentro do estádio, criando esse ambiente de confraternização”, pontua Luiz Felipe