Outra campeã ou uma zebra

Publicação: 11/07/2018 03:00

Inglaterra, país que inventou o futebol e que conquistou um título mundial em 1966, e Croácia, de curta história nos Mundiais, se enfrentarão hoje em Moscou na segunda semifinal da Copa do Mundo da Rússia-2018 em busca de algo que poucos imaginavam para os dois países antes do início do torneio: uma vaga na decisão. Os ingleses conquistaram a vaga nas semifinais com uma vitória de 2 a 0 sobre a Suécia, enquanto os croatas superaram a Rússia nas quartas de final nos pênaltis (4 a 3), após um empate de 2 a 2 no tempo normal e na prorrogação.

A Inglaterra, liderada pelo artilheiro Harry Kane, autor de seis gols na Copa, retorna à penúltima fase de uma Copa do Mundo 28 anos depois da façanha obtida na Itália, em 1990, quando os Three Lions eram liderados por Gary Lineker. A Croácia, que tem como destaque o camisa 10 Luka Modric, repete os passos da equipe de Davor Suker, Zvonimir Boban e Robert Prosinecki, que terminou em terceiro lugar na França, em 1998, na primeira participação do país como república independente em uma Copa do Mundo.

O técnico da Inglaterra, Gareth Southgate, conseguiu montar uma seleção equilibrada e com um retorno às raízes do futebol do país: a bola parada e o jogo aéreo. Oito dos 11 gols ingleses na Rússia nasceram em jogadas de bola parada: escanteio, falta ou pênalti. E cinco deles foram marcados de cabeça. “Ainda estamos crescendo, sabemos onde estamos”, disse o elegante treinador inglês. O treinador de 47 anos contará com todos os jogadores e tudo indica que repetirá a escalação da vitória sobre os suecos, sábado passado em Samara, com Kane e Raheem Sterling no comando do ataque e Dele Alli e Jesse Lingard na criação de jogadas.

A Croácia de Zlatko Dalic funciona ao compasso de Modric e de Ivan Rakitic no meio de campo. A nova geração dourada croata tem como característica a posse de bola e a troca de passe, com rápidas transições. “São semifinais, eu diria que as possibilidades são 50-50. Respeitamos a todos, mas não temos medo de ninguém. Acreditamos em nós mesmos. Só pensamos em como jogar melhor”, disse o atacante Mario Mandzukic. Os croatas terão desfalque do lateral direito Sime Vrsaljko, que sofreu uma lesão no joelho esquerdo contra a Rússia.

Retrospecto
 
Números gerais

24 jogos
8 vitórias da Inglaterra
7 vitórias da Croácia
9 empates
 
Encontros em Copas
 
2002
Inglaterra  1  X  1  Croácia

2006
Inglaterra  2  X  2  Croácia

Palpite do Superesportes
Croácia finalista