ESPORTE INTERATIVO » Fim do canal deixa dúvidas

Publicação: 10/08/2018 03:00

Com o Esporte Interativo surpreendendo a todos ao anunciar o fim das atividades no fim da manhã de ontem, abriu-se uma grande interrogação em relação ao futuro de competições sobre as quais a tevê por assinatura detém os direitos de transmissão no Brasil. São os casos, por exemplo, da Série C do Campeonato Brasileiro, disputada atualmente pelos pernambucanos Náutico, Salgueiro e Santa Cruz, e da Copa do Nordeste - cujo EI fechou contrato por dez temporadas, entre 2013 e 2022. Com o encerramento da emissora, muitos questionamentos estão no ar, o que deixa os clubes pernambucanos em modo de espera por definições.

Através de nota oficial, o Esporte Interativo informou que parte da programação vai migrar para os canais TNT e Space, pertencentes ao mesmo grupo. Ainda no cenário de indefinição, é possível que os jogos deste fim de semana pela Série C sejam transmitidos apenas em streaming (transmissão pela internet), como já faz há anos com o EI Plus.

Além da Terceirona, o EI transmite ainda outras 12 competições, como o Campeonato Brasileiro de Aspirantes, a Série D, Copa Verde e a Copa do Nordeste Sub-20, além de sete estaduais do Nordeste (exceção ao Pernambucano e ao Baiano).

Procurado, o presidente do Náutico, Edno Melo, afirmou que o clube iria aguardar um comunicado oficial para o clube e as formalidades do processo para então se posicionar melhor sobre o assunto. O presidente rubro-negro, Arnaldo Barros, através da assessoria de imprensa, afirmou que não iria se pronunciar. O mandatário do Santa Cruz, Constantino Júnior, lamentou o fim do canal e deixou transparecer o cenário de incerteza.

“A gente sabia que estava havendo a fusão da Turner, grupo controla o EI, com AT&T, empresa norte-americana. Acabou sendo decidido pelo encerramento do canal, o que é lamentável, porque vinham fazendo um belo trabalho de projeção e visibilidade da Copa do Nordeste. É uma questão ruim, em um cenário de incerteza para o torneio do ano que vem. Existem cotas definidas e eles têm lastro agora, é mais a questão da transmissão e formatação mesmo. Vamos ter reuniões futuras e conversar sobre a melhor definição”, afirmou o presidente coral.

As cotas aos 20 clubes classificados para o Nordestão 2019 chega a R$ 26,4 milhões. Através de nota, a Liga do Nordeste garantiu que a decisão do grupo Turner de fechar o Esporte Interativo não irá comprometer as cotas dos clubes para o torneio em 2019.

O presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, afirmou que os clubes não sairão prejudicados com o fim da parceria e que vê o momento como uma “oportunidade para reconstruir o torneio”.