NORDESTãO » Liga acredita em uma cota maior

Publicação: 14/09/2018 03:00

O Nordestão 2019 pode sofrer algumas mudanças, sobretudo em um ponto que fez alguns clubes do Nordeste repensarem suas participações no campeonato, como Bahia, Sport e Vitória: as cotas de premiação. De acordo com o presidente da Liga do Nordeste, Alexi Portela, o aumento delas para além de ser um ponto em discussão entre os dirigentes, é tratada como possibilidade de ocorrer: ‘Podemos ter um plus, não uma redução’.  

Questão central também a ser definida é a transmissão das partidas. Não mais vigorando o antigo formato da Copa do Nordeste, cuja transmissão dos duelos era patenteada pelo Esporte Interativo no sistema de TV fechada, a emissora SBT é quem vai ficar responsável pelos jogos a partir de 2019. “Próximo ano o SBT vai transmitir em TV aberta, via streaming através das redes sociais. E sobre a TV fechada e o pay-per-view, estamos buscando no mercado maneiras de viabilizar mais dinheiro para as cotas de premiação”, ressaltou o dirigente.

Além disso, até 2022 a Liga do Nordeste vai receber a mesma quantia que a Turner (proprietária do Esporte Interativo) pagava, mesmo sem transmitir mais os jogos. “O contrato está garantido com a empresa (a Turner), não temos problema algum acerca desses valores”, afirmou o presidente da Liga. Assim, os direitos vão retornar para a competição, permitindo que se feche contrato com uma nova emissora.

Novos moldes
A próxima edição será formada por 16 equipes divididas em dois grupos de oito. Os confrontos da 1ª fase acontecerão entre os dois grupos, com os quatro melhores colocados avançando às quartas de final. A equipe classificada em primeiro lugar disputa a vaga com o 4º lugar do outro grupo e o 2º lugar enfrenta o 3º lugar do outro grupo.  A competição contará com jogos únicos nas quartas de final e nas semifinais, tendo como mandante os times que fizeram a melhor campanha.  Em caso de empate, a disputa da vaga irá para os pênaltis. E, a partida final seguirá nos mesmos moldes, em jogos de ida e volta.
 
Participantes
 
Os times dos estados com mais de um representante, como Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Sergipe e Pernambuco, ficarão em grupos diferentes, o que garante clássicos já na primeira fase da competição. O Sport, pelo segundo ano consecutivo, está fora da Copa.
 
Alagoas
CSA e CRB

Bahia
Bahia e Vitória

Ceará
Ceará e Fortaleza

Maranhão
Moto Club e Sampaio Corrêa

Paraíba
Botafogo-PB

Pernambuco
Náutico, Santa Cruz e Salgueiro

Piauí
Altos

Rio Grande do Norte
ABC

Sergipe
Sergipe e Confiança