Quem quer ser um meia? Querendo deixar o Brocador mais livre na área, Eduardo Baptista vai em busca de um meia no elenco e começa testando Neto Moura

Brenno Costa
brenno.costa@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 12/09/2018 03:00

Ainda em busca do melhor ajuste no time do Sport, o técnico Eduardo Baptista lançou uma missão para esta semana que antecede o confronto diante do Corinthians, na Arena Corinthians, em São Paulo. O grande objetivo do comandante rubro-negro é escolher um novo meia para o time. O primeiro alvo já é conhecido. Trata-se de Neto Moura. Após escalá-lo como volante titular nas últimas duas rodadas, o treinador está disposto a fazê-lo engrenar na posição que costumava atuar na categoria de base.

“A função dessa semana é encontrar um meia de ligação, que possa receber essa bola e não fazer com que o Hernane (Brocador) saia tanto da área. A gente precisa segurar o Hernane mais à frente. Então, a gente vai olhar o Neto. No início, lá atrás, ele era meia. A gente que inventou esse negócio dele ser volante. Depois, ele não mudou”, disse Eduardo Baptista.

O treinador, por sinal, tem uma estreita relação com Neto Moura. Em 2015, foi ele quem subiu o atleta para os profissionais e começou a dar as primeiras chances, apontando o atleta como potencial revelação. Na sequência, porém, o jogador, que costuma ir bem nos treinos, não engrenou. No ano passado, chegou a ser emprestado ao América-MG, onde também não teve destaque. Ao todo, o prata da casa de 22 anos tem 94 partidas e quatro gols pelo Rubro-negro. Só nesta temporada, foram 24 duelos sem balançar as redes.

“Eu vejo hoje no nosso elenco se tem um jogador que possa fazer essa meia é o Neto. Nós tentamos o Marlone, mas ele joga por dentro se ele vier de fora. Ele recebe de lado do campo para jogar por dentro. Ele já estando no meio, de costas, acaba se perdendo um pouco no posicionamento”, avaliou o treinador.

Outras mudanças

Para a partida contra o Corinthians, o Sport não poderá contar com o zagueiro Ronaldo Alves, suspenso. Sem ele, Eduardo Baptista deve acionar Léo Ortiz, mantendo Ernando como lateral direito improvisado. Mais à frente, Jair, que fez a estreia contra o Cruzeiro, tem toda a indicação de que irá ocupar o posto de Marlone, desfalque por força contratual já que pertence ao rival da partida e está emprestado ao Leão da Ilha até dezembro.

“A entrada de Jair é um ponto que a gente vai trabalhar. O jogador se escala. A gente não escala. É ter a sensibilidade de ver. Ele entrou com personalidade”, avaliou Eduardo Baptista.

Por fim, a outra possibilidade de mudança no time é o retorno de Cláudio Winck, atuando como ponta direita. O jogador ficou de fora do último confronto por desgaste muscular na coxa direita.

Próximos jogos

20ª rodada / Quinta

20h    Chapecoense    X    Atlético-PR

25ª rodada / Sábado
16h    Ceará    X    Vitória
16h    Grêmio    X    Paraná
19h    Vasco    X    Flamengo

Domingo

11h    Botafogo    X    América-MG
16h    Atlético-PR    X    Fluminense
16h    Bahia    X    Palmeiras
16h    Cruzeiro    X    Atlético-MG
16h    Santos    X    São Paulo
19h    Corinthians    X    Sport

Segunda-feira
20h    Chapecoense    X    Internacional