Um sonho possível de realizar Jogador de futebol americano decide morar no Brasil para ajudar a popularizar o esporte

texto: Marina Maranhão
esportes.pe@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 22/09/2018 03:00

Nascido em Memphis, nos Estados Unidos, Joc, como é conhecido, se apaixonou pelo futebol americano desde o primeiro contato com a bola oval, aos cinco anos. O atleta de 30 anos cresceu em uma comunidade humilde e foi graças ao esporte que conseguiu cursar uma faculdade e conhecer o mundo. Após formado, foi jogar na Finlândia e logo depois surgiu o convite de vir para o Brasil. Contratado pelo Santos Tsunami, Joc se deparou com uma realidade diferente da que estava acostumado.

A falta de estrutura de treino e amadorismo do esporte no país chamou a atenção do jogador, que viu ali uma oportunidade de ajudar. Apesar do futebol americano estar em crescimento e ter se popularizado no país nos últimos anos, a profissionalização do esporte ainda engatinha. “Quando joguei minha primeira temporada no Santos, observei várias coisas que ainda faltavam para o futebol americano no Brasil e decidi ficar. Eu sei que o futebol é a preferência nacional, mas eu acredito que o futebol americano pode crescer e se espalhar pelo país. No Santos eu notei que o treinamento era deficitário e percebi que existia a necessidade de uma orientação melhor”, explica.

O projeto Athletes World Wide Sports Prep Academy (A.W.W.S.P.A.) foi fundado por Joc justamente com o objetivo de ajudar atletas do futebol americano a praticarem o esporte e sonharem com um possível futuro internacional, além de prestar consultoria de gestão aos times e de realizar projetos sociais. Depois de uma breve passagem no time de futebol americano do Cruzeiro, Joc veio para o Recife e não pretende ir embora tão cedo. O atleta agora joga pelo Recife Vikings, time da divisão de acesso do Brasil Futebol Americano, e a A.W.W.S.P.A. trabalha em parceria com a equipe.

Apesar de ser a estrela do time, Joc também ajuda nos treinamentos físicos dos outros atletas. Junto com ele no comando está o treinador da equipe, outro norte-americano, de Sacramento, Califórnia. Técnico de futebol americano desde 1996, Joseph Daniels, 52 anos, ficou encantado com o convite de vir trabalhar no Brasil e sabe do desafio que é praticar outro esporte no país do futebol. “Existem muitas diferenças culturais. Joc cresceu jogando e eu sei que ninguém nunca passou a mão na cabeça dele. Muitos dos jogadores aqui nunca tiveram isso, uma pessoa que chamasse a atenção deles e desse uma bronca. Eu também tive que parar de achar que os jogadores sabiam tudo sobre o esporte. Para  muitos deles é o primeiro ano jogando”, acredita.

Além do treinamento profissional oferecido, o A.W.W.S.P.A. foi capaz de captar novos atletas para o Vikings por causa da filosofia humanitária por trás do projeto. “O Joc explicou a visão dele sobre esportes pra nós. Não é só uma questão de popularizar o esporte no país, mas de prestar um serviço comunitário através do esporte. E também essa questão de poder fazer eventos que venham a beneficiar as escolas e comunidades. Eu vim jogar aqui por isso, por causa do projeto”, afirma o runner back da equipe, Igor Neres.

Neste domingo, o A.W.W.S.P.A., em parceria com o Recife Vikings, vai levar o futebol americano para o estádio do Arruda pela primeira vez. A principal atração do American Day será uma partida pela 3ª rodada da Liga Nordestina de Futebol Americano entre o Recife Vikings e o Maceió Marechais. O evento pretende levar a cultura esportiva americana para o público recifense. Durante o evento serão realizadas várias oficinas para apresentar esportes como basquete e baseball ao público, além de desafios de crossfit. As atividades começarão às 10h, seguidas do jogo às 15h. Os ingressos  estão à venda por  R$ 20.
 
Linha do tempo
 
Grandes momentos do Futebol Americano no Brasil

2009

Foi realizado o Campeonato Brasileiro de Seleções. Competição entre combinados estaduais

2009
Primeiro torneio Nacional. Com oito equipes, surgiu o torneio Touchdown

2014
1º  brasileiro a atuar de forma oficial na NFL: Cairo Santos foi contratado pelo Kansas City Chiefs

2014
1º jogo em uma Arena de Copa do Mundo. Na Arena de Pernambuco Recife Mariners e João Pessoa Espectros

2015
1ª participação da Seleção Brasileira em mundial

2016
Time feminino participa de um mundial pela terceira vez e pela primeira vez passa da primeira fase

2016
Unificação do Campeonato Brasileiro: a Confederação Brasileira de Futebol Americano reuniu 30 equipes (16 estados e o Distrito Federal)