Uma nova aposta de Baptista Um dos últimos a chegar, o volante Jair precisou de pouco tempo para ganhar a vaga no time titular rubro-negro e a confiança do técnico

Brenno Costa
brenno.costa@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 21/09/2018 03:00

Jair foi uma das últimas contratações do Sport. Quando chegou ao clube, a pressão já era enorme sobre o elenco com a dura realidade da zona de rebaixamento. Nesse contexto adverso, o volante de 23 anos começou a trilhar seu caminho na Ilha do Retiro dizendo que via uma oportunidade onde outros enxergam dificuldade. Após ser acionado durante o empate com o Cruzeiro e virar titular na derrota para o Corinthians, na última rodada, o jogador, de fato, fez valer seu discurso. Passou rapidamente a ser apontado como uma das soluções para livrar o time do sufoco. Um início promissor que passa pela boa distribuição de jogo e condição física privilegiada.

Em campo, Jair encabeçou uma nova dupla de volantes formada com o também recém-chegado Marcão. No esquema tático, ganhou a função de não só marcar. Ele, segundo o próprio comandante rubro-negro Eduardo Baptista, virou uma grata surpresa na construção do jogo ofensivo da equipe. Tem, assim, a incumbência de abastecer o ataque com a natural capacidade para distribuir as bolas - característica que já apresentava nos treinamentos.

“O Jair deu uma consistência ofensiva na fase de criação muito boa. Vai muito pelo entrosamento dele com o Neto (Moura), principalmente. Vai também de Jair com os extremos, de dar (a bola) e receber. O Jair tem muita facilidade de achar esses espaços”, disse Eduardo Baptista. “Ele vem se destacando, e a gente fica feliz com isso. É aproveitar o momento do Jair para gente jogar, evoluir e rodar mais (a bola) para a gente criar mais chances de gol”, acrescentou.

Jair vira esperança do Sport também para melhorar a criação e, assim, ampliar o número de gols. Nos sete jogos da equipe sob o comando de Eduardo Baptista, o time balançou as redes apenas duas vezes. Em toda a Série A, foram 21 tentos em 25 partidas. Números que dão ao Rubro-negro o quarto pior ataque da competição. Fôlego, para isso, tem. Segundo o fisiologista do Sport, Inaldo Freire, Jair foi uma grata surpresa na parte física. “Ele chegou dentro do peso ideal, com um bom percentual de gordura e uma boa composição corporal. Mostra ser um atleta cuidadoso”, declarou.

Ainda segundo o especialista, o volante se destaca na velocidade média com 10 km/h e nos piques de alta intensidade, chegando a 20 km/h. “No início, ele sentiu muito a temperatura daqui. Na primeira semana, quando a gente colocava o GPS nele, ficava sempre abaixo dos demais. Quando ele aclimatou com o calor, foi outro atleta.”
 
Novidades entre os titulares e os reservas
 
O técnico Eduardo Baptista fugiu do roteiro traçado para a semana. Em treino coletivo, ontem, o comandante rubro-negro fez uma mudança na equipe titular e escalou Ronaldo Alves, que volta de suspensão, na defesa. Ele sacou Léo Ortiz. Mas a novidade também pôde ser vista entre os reservas. Pela primeira vez após ficarem de fora da relação do jogo com o Cruzeiro, na 23ª rodada, e terem postado vídeos e fotos nas redes sociais em tom de crítica, o volante Fellipe e o meia Michel Bastos treinaram entre os reservas.

Eduardo Baptista, em mais um dia de testes visando ao jogo das 18h do próximo domingo contra o Palmeiras, na Ilha do Retiro, escalou o time titular com: Magrão; Ernando, Ronaldo Alves, Durval e Sander; Marcão, Jair, Marlone, Neto Moura e Morato; Rogério.

O treinador volta a dar indícios de que Marlone será o substituto do atacante Hernane Brocador, que se recupera de luxação no ombro. Com ele postado na ponta esquerda, Rogério atuará centralizado. Rogério, por sinal, foi o destaque da movimentação, que terminou 3 a 1 para os titulares. O atacante marcou dois gols e ainda colocou uma bola na trave.

Time reserva

Nos suplentes, Eduardo Baptista reservou uma grande surpresas. Michel Bastos, que não atua desde 25 de agosto, na derrota de 2 a 0 para o Botafogo, e Fellipe Bastos, que não vai a campo desde 5 de setembro, quando o Leão enfrentou o Bahia, foram testados entre os reservas pela primeira vez desde que ficaram ausentes da lista de relacionados contra o Cruzeiro.