Está na hora de acabar com esse jejum, Sport! Para deixar o Z4, o Leão precisa fazer o que não consegue há dez jogos: vencer fora de casa

Brenno Costa
brenno.costa@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 23/10/2018 03:00

Com duas vitórias na Ilha do Retiro, o técnico Milton Mendes protagonizou um início de reação que mantém o Sport vivo na luta contra o rebaixamento à Série B. Agora, o time está a três pontos de se livrar da zona de queda, que frequenta há 12 rodadas seguidas. Para isso, porém, precisa fazer algo que ainda resta ao Leão sob o comando do seu quarto treinador na temporada. A equipe rubro-negra tem como principal missão do momento voltar a vencer fora de casa. No caso, o duelo contra o Grêmio, a partir das 16h30 deste sábado, em Porto Alegre, é a próxima final. Decisão, aliás, que também serve como mais uma oportunidade para acabar com uma sequência de dez derrotas seguidas longe do Recife, a pior marca do clube na história dos pontos corridos.

A última vez que o Sport conseguiu um ponto fora da Ilha do Retiro foi há mais de quatro meses, quando empatou em 0 a 0 com Internacional, no Beira-Rio. A partida foi válida pela nona rodada da Série A, no dia 2 de junho. Já a última vitória leonina fora de casa foi ainda na sétima rodada, no dia 26 de maio, quando o Rubro-negro bateu o Palmeiras por 3 a 2, no dia 26 de maio. Nas duas ocasiões, o Leão ainda era comandado pelo técnico Claudinei Oliveira. A marca atual superou a da campanha de 2014, quando o time perdeu oito confrontos seguidos distante dos seus domínios.

Sob a batuta de Milton Mendes, o Sport tem duas partidas como visitante com resultados acachapantes. Primeiro, perdeu por 5 a 2 para o Atlético-MG. Depois, caiu por 4 a 0 para o Atlético-PR. Em comum, o time mostrou não ter força e equilíbrio para reagir quando ficou atrás do placar. Contra o Galo, até saiu na frente. Porém, depois de sofrer a virada, não conseguiu medir forças com o rival.

“O importante é mantermos nosso equilíbrio dentro de campo e tentar fazer com que a equipe do Sport consiga manter o nível de concentração fora de casa também. Conseguindo isso, além de mantermos a intensidade da partida que fizemos contra o Vasco, será primordial para conquistarmos nossa virada de chave no campeonato”, disse o técnico Milton Mendes.

Time reserva?
Atualmente, o Sport tem a 16ª campanha como visitante, com sete pontos conquistados. Do outro lado, o Grêmio tem apenas uma derrota atuando na sua Arena. Com a sexta melhor marca como mandante, ainda soma nove vitórias e cinco empates. Para o duelo com o Rubro-negro, no entanto, o técnico Renato Gaúcho deve mandar a campo um time reserva. Hoje e na próxima terça-feira, o Tricolor disputa a semifinal da Libertadores contra o River Plate, da Argentina. A competição é a atual prioridade da equipe de Porto Alegre.
 
Visitante 

As maiores sequências de derrotas
 
2007  

5 derrotas
Campanha fora de casa (total)
3 vitórias, 4 empates e 12 derrotas

2008  
5 derrotas
Campanha fora de casa (total)
3 vitórias, 4 empates e 12 derrotas

2009  
4 derrotas
Campanha fora de casa (total)
7 empates e 12 derrotas

2012  
3 derrotas (duas vezes)
Campanha fora de casa (total)
3 vitórias, 5 empates e 11 derrotas

2014  
8 derrotas
Campanha fora de casa (total)
4 vitórias, 4 empates e 11 derrotas

2015  
2 derrotas (3 vezes)
Campanha fora de casa (total)
2 vitórias, 9 empates e 8 derrotas

2016  
6 derrotas
Campanha fora de casa (total)
3 vitórias, 3 empates e 13 derrotas

2017  
5 derrotas
Campanha fora de casa (total)
5 vitórias, 2 empates e 12 derrotas
 
2018  
10 derrotas (seguidas)
Campanha fora de casa (faltam 4 jogos)
2 vitórias, 1 empate e 12 derrotas