Náutico se posiciona e repudia foto Clube mostrou indignação com a publicação de uma imagem na qual atletas de uma escolinha de futebol do CT fazem sinal de arma com as mãos

João de Andrade Neto
joaoneto.pe@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 22/10/2018 03:00

Em meio ao clima de disputa eleitoral que toma conta do país a apenas uma semana do segundo turno das eleições, o Náutico se viu, indiretamente, envolvido em uma polêmica ontem. Tudo por conta de uma foto postada no Instagram pela conta “cncnauticobase”, que não é oficial do clube, com uma equipe sub-13 posando em favor do candidato do PSL a presidência da república, Jair Bolsonaro, após uma partida. Um dos garotos está vestindo uma camisa com o rosto do presidenciável, enquanto outros fazem o sinal de armas com as mãos. A foto rapidamente viralizou em grupos de WhatsApp. Ontem à noite, a foto foi apagada do perfil. Também á noite, por meio de nota oficial publicada no site do clube, a diretoria do Náutico se posicionou oficialmente sobre o assunto.

Na nota, o Náutico esclarece que o time em questão faz parte de uma das escolinhas do centro de treinamento, que funcionam em regime de franquia. Desta forma, não estão ligadas ao departamente de futebol de base do clube.

Procurado mais cedo para comentar o assunto, o vice-presidente do Náutico, Diógenes Braga, que também acumula o cargo de vice de futebol, já havia informado que iria apurar o ocorrido. Porém, de antemão, se mostrou indignado com o fato.

“A conta onde foi postada a imagem não é do Náutico, mas eu vi a foto e achei um absurdo. Aquilo está completamente errado. O Náutico não tem que se envolver com nada disso. O Náutico é um clube de atividade desportiva e não tem nada a ver com questão política. Inclusive são vários atletas que não tem nem idade de votar. Está totalmente errado”, afirmou.

“Vamos procurar saber o que aconteceu. Vamos apurar. E repito. O Náutico é um clube de atividade desportiva e que não tem cunho político. Somos totalmente contrários a esse tipo de manifestação utilizando a camisa do Náutico. Vamos apurar o que aconteceu. Aquela página não é oficial. Vamos procurar saber quem são essas pessoas e se for o caso vamos punir as pessoas ligadas ao clube. O Náutico não faz palanque político. Nem para candidato A, B ou C”, encerrou.

A nota

O Clube Náutico Capibaribe esclarece que as escolinhas do Centro de Treinamento funcionam em regime de franquia, com o uso da marca, mas sob a responsabilidade da gestão do Centro de Treinamento, eleito pelo Conselho Deliberativo para cumprimento de um mandato. Em virtude da postagem realizada hoje, com inadmissível conotação política, em perfil atribuído a familiares de atletas ligados à escolinha, e com o uso indevido da marca do clube, a diretoria executiva estará abrindo, amanhã, um procedimento administrativo para apuração dos fatos e punição dos que descumpriram ética e funcionalmente princípios da instituição. Contamos com a compreensão de torcedores, funcionários, atletas, desportistas e cidadãos, justificadamente indignados com a atitude, assim como estamos todos nós, que trabalhamos todos os dias pelo bem do clube e de uma sociedade movida por valores democráticos e de respeito aos direitos individuais, mas com o cumprimento das regras básicas de uma democracia.