Nordestão no meio do Brasileiro outra vez Calendário do futebol nacional prevê disputa do Regional ao mesmo tempo do início do Nacional

João de Andrade Neto
joaoneto.pe@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 11/10/2018 03:00

A Confederação Brasileira de Futebol apresentou ontem o detalhamento do calendário do futebol nacional para a próxima temoprada. E pela programação, a competição que abre a temporada é a Copa do Nordeste, com a primeira rodada sendo marcada para o dia 16 de janeiro, três dias antes do término oficial do período de pré-temporada. Serão 12 datas reservadas para o torneio, com final no dia 29 de maio. Ou seja, assim como ocorreu esse ano, a Copa do Nordeste irá invadir o período reservado para o Campeonato Brasileiro, cuja Série B terá sua primeira rodada no dia 27 de abril, enquanto as Séries A e C, no dia 28.

Náutico, Santa Cruz e Salgueiro serão os representantes do estado na Copa do Nordeste. O Sport, mais uma vez, optou por se ausentar da disputa. A competição será disputada em dois grupos. No Grupo A, Santa Cruz e Salgueiro estão ao lado de Vitória, Fortaleza, CRB, Sampaio Corrêa, Sergipe e Altos-PI. Já no B, o Náutico se junta a Bahia, Ceará, CSA, Moto Club, ACB, Confiança e Botafogo-PB. Na primeira fase, os grupos de uma chave enfrentam os dos outra com os quatro primeiros de cada uma avançando às quartas de final, disputada em jogo único. Mesmo formato da semifinal. Já a decisão será em duas partidas.

Já pelo calendário detalhado divulgado pela CBF, os estaduais terão início no dia 20 de janeiro, com 12 datas reservadas para as competições do Nordeste. Assim, o Campeonato Pernambucano perderá quatro datas com relação à disputa desse ano, que contou com 11 clubes na primeira fase, quartas e semifinal em jogo único e final em duas partidas. Para 2019, o Pernambucano será disputado por 10 e não 11 clubes como na atual temporada.

“Vamos tentar conseguir uma data a mais, apertando o calendário. Mas a fórmula vai depender dos clubes. A federação não vai apresentar nenhuma proposta. A decisão é dos clubes”, adiantou o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho. Caso o dirigente consiga essa data extra, a fórmula deste ano poderá ser repetida, com nove jogos na primeira fase e mais quatro nos mata-matas, retirando a decisão do terceiro lugar do calendário. O conselho arbitral do Pernambucano deve ocorrer ainda este mês.

O calendário
  • 16 de janeiro Início da Copa do Nordeste
  • 20 de janeiro Início do Campeonato Pernambucano
  • 6 de fevereiro Início da Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Libertadores
  • 21 de abril Final do Campeonato Pernambucano
  • 27 de abril Início da Série B
  • 28 de abril Início das Séries A e C
  • 5 de maio início da Série D
  • 29 de maio Final da Copa do Nordeste  
Náutico
O presidente alvirrubro Edno Melo teve uma reunião, na última terça-feira, com diretores da Topper. No encontro, a fornecedora de material esportivo propôs mudanças no plano de negócios com o clube, que será analisado pelos dirigentes timbus. Uma nova reunião deve ocorrer na próxima semana e em caso de não haver acordo, a criação de uma marca própria do Náutico não está descartada.