Retrospecto de Tite está em jogo Com apenas duas derrotas em 29 jogos, técnico reencontra em amistoso a Argentina, sua primeira algoz na Seleção, antes da Copa do Mundo

Publicação: 16/10/2018 03:00

Embora tenha fracassado junto com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo da Rússia, Tite ostenta um ótimo retrospecto à frente da equipe nacional. Em 29 partidas no comando desde quando assumiu o cargo, em junho 2016, o técnico contabilizou 23 vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas. E o único revés sofrido pelo Brasil com o treinador antes do Mundial ocorreu diante da Argentina, tradicional rival que irá reencontrar em amistoso hje, às 15h, no estádio The King Abdullah Sports City, em Jeddah, na Arábia Saudita.

Em 9 de junho do ano passado, em Melbourne, na Austrália, os argentinos venceram os brasileiros por 1 a 0 e impuseram a primeira derrota de Tite após uma incrível sequência de nove triunfos em nove partidas no início da jornada do comandante na Seleção. Naquela ocasião, o amistoso serviu como preparação para os próximos desafios nas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa de 2018 e marcou a estreia de Jorge Sampaoli como treinador da Argentina.

E naquele duelo o time entrou em campo com o poderoso quarteto ofensivo formado por Messi, Dybala, Di Marín e Higuaín, mas quem acabou fazendo o gol do triunfo sobre os brasileiros foi o lateral Mercado. Grande craque da equipe argentina, Messi não estará presente neste reencontro dos dois velhos rivais, pois, após cair junto com a equipe nacional nas oitavas de final da última Copa, o astro do Barcelona resolveu se afastar por um tempo da seleção e pediu para não ser convocado até o final do ano.

Curiosamente, Neymar também não atuou no amistoso contra os argentinos em 2017, quando Willian e Gabriel Jesus formaram a dupla ofensiva do Brasil e passaram em branco, assim como ocorreu com Douglas Costa e Taison, atacantes que entraram em campo no decorrer daquele duelo, acompanhado por um excelente público de 95.569 torcedores no estádio Cricket Ground. Agora, os organizadores do amistoso confirmaram ontem que mais de 62 mil ingressos já foram vendidos.

Tite, por sua vez, mostrou que está levando muito a sério a meta de “se vingar” da derrota sofrida no ano passado. Embora o confronto não seja por uma competição oficial, ele deixou claro, logo após a vitória por 2 a 0 sobre a Arábia Saudita, na última sexta-feira, que “contra a Argentina não existe amistoso”. Tanto é que o comandante fechou os dois treinos táticos que comandou no domingo e agora ontem, quando se recusou a confirmar a escalação titular para hoje.

“Eu não me sinto muito confortável (em esconder o time) porque não é a minha praia, mas em algumas circunstâncias é importante. Não quero, se não tenho os atletas definidos, dar ao adversário a oportunidade de conhecer a escalação”, despistou Tite, que lamentou a ausência de Messi.