A virada dos números que todos esperavam Chance de queda do Sport cai de 90% para 41% e clube entra na reta final com marcas importantes

Brenno Costa
brenno.costa@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 08/11/2018 03:00

Houve um momento da Série A em que o Sport era o segundo time com maior probabilidade de rebaixamento. Com 90,9% de chance de cair, segundo o site especializado Chance de Gol, ficava atrás apenas do Paraná. Na ocasião, o time acabara de ser derrotado pelo Corinthians por 2 a 1, em São Paulo, pela 25ª rodada, e ainda era comandado  por Eduardo Baptista. Vice-lanterna, parecia sem força para reagir. No entanto, sob o comando de Milton Mendes, o Leão se reinventou e agora entra para a maratona final da competição com a probabilidade reduzida a menos da metade e com a segunda melhor campanha nas últimas cinco rodadas disputadas. É a virada dos números a seis jogos do fim.

Da 25ª para a 32ª rodada, o Chance de Gol reduziu a probabilidade de queda do Leão para 41,5%. Já o Infobola, outro portal especializado em estatísticas, destaca um número ainda menor para o clube rubro-negro e vê 33% de risco. Dados agora mais reduzidos diante da trajetória recente do Sport na competição. Nas cinco rodadas recentes, o Leão venceu quatro e perdeu uma. Com os 12 pontos somados, só perde para o aproveitamento do Palmeiras. Comando por Luiz Felipe Scolari e candidato potencial ao título, o líder da Série A fez 13 pontos.

Esse retomada do desempenho da equipe é alcançada justamente antes do Sport entrar na reta final da Série A, com jogos mais próximos um do outro. É a chamada maratona. Em 15 dias, a equipe fará quatro partidas a partir deste domingo. Os duelos iniciam contra o Fluminense e seguem com Vitória, Flamengo, Chapecoense e São Paulo. Depois, terá uma semana livre para o último confronto da temporada contra o Santos, na Ilha do Retiro.

Responsável direto pela nova fase da equipe e a retomada da esperança em fugir do rebaixamento, o técnico Milton Mendes reconhece que a equipe reagiu em um momento importante. “A hora certa é porque a parte final do campeonato, é o momento certo para crescer. Estamos evoluindo no momento certo,  isso dá estabilidade e tranquilidade, mas é certo que isso não é suficiente para ficarmos acomodados e achando que está tudo bom”, declarou.

Melhor sequência

Ao bater o Ceará, na última segunda-feira, o Sport alcançou uma marca inédita na temporada com três triunfos consecutivos. Aliás, o Leão também detém a maior sequência de vitórias do momento na Série A e divide o posto com o Cruzeiro, que também ganhou os últimos três duelos da competição.
 
Saiba mais
 
Campanhas nas últimas cinco rodadas da Série A


1º Palmeiras    13 pontos
2º Sport     12 pontos
3º Flamengo     11 pontos
4º Atlético-PR     10 pontos
5º Santos     10 pontos

Probabilidade de rebaixamento à Série B

Segundo Chance de Gol

1º Vitória    76,9%
2º Chapecoense    68%
3º América-MG    67%
4º Sport    41,5%
5º Botafogo    17,2%

Segundo Infobola
1º América-MG    71%
2º Chapecoense    68%
3º Vitória    62%
4º Sport    33%
5º Ceará    18%

O Paraná foi rebaixado matematicamente na última rodada
 
Sander é dúvida

O lateral Sander ainda sofre com dores no tornozelo esquerdo. Na reapresentação do Sport, ontem, no CT do clube, o jogador não foi a campo, deu sequência ao seu tratamento e ainda tenta correr contra o tempo para reunir condições de encarar o Fluminense, às 18h (do Recife) no próximo domingo, no Maracanã. No entanto, o cenário ainda permanece difícil e é possível que ele vire desfalque por mais uma partida.

Se o veto for confirmado, Sander deve ser substituído por Raul Prata. O lateral direito já jogou improvisado no setor na vitória de 1 a 0 sobre o Ceará, na última segunda-feira, na Ilha do Retiro. Desse modo, o técnico Milton Mendes pode repetir o time rubro-negro para o duelo com o Tricolor da Laranjeiras.